10 dicas para armazenar leite materno

Armazenar vários litros de leite materno é uma dor de cabeça para muitas mães que têm de regressar ao trabalho e deixar os filhos com terceiras pessoas. Algumas, demasiado ansiosas, antecipam o processo e começam a tirar leite enquanto a amamentação ainda não está estabilizada, acabando por ter problemas de excesso de leite.

“Até nos adaptarmos a tirar leite com a bomba é difícil. Como a insegurança é muita, e nem todas as bombas são maravilhosas, até começarmos a tirar leite e a ficarmos satisfeitas com a quantidade que conseguimos tirar pode levar imenso tempo e a imensas experiências”, explicou ao Delas.pt Joana Gama.


Leia também o artigo: Constança Cordeiro Ferreira: “Um corpo de pós-parto não é um corpo desleixado”


No livro A mãe é que sabeo mesmo nome do blogue –, que as duas mães escreveram em conjunto, Joana Gama ressalva que, caso vá ser mãe dentro de pouco tempo, provavelmente nem precisa de comprar uma bomba de leite. “Se já tiverem amigas, basta pedir-lhes. Se tiverem sido mães há relativamente pouco tempo, o modelo ainda será dos melhores e poupam um bom dinheiro”, pode ler-se na obra.

Para descomplicar o processo, que as bloggers garantem ser muito semelhante à amamentação, veja na galeria de imagens acima 10 dicas de Joana Gama e Joana Paixão Brás para armazenar leite materno.

Joana Brás e Joana Gama

Joana Paixão Brás e Joana Gama

“A maternidade não é um bicho-de-sete-cabeças”
O livro A mãe é que sabe pretende ser uma verdadeira bíblia para as mães, explicando a todas o que devem fazer para “sobreviver” aos primeiros dois anos de vida dos filhos. As duas bloggers, também elas mães, partilham desabafos, opiniões e dão conselhos para que as progenitoras saibam sempre o que fazer em qualquer situação.

“Não há livros deste género. A mim ter-me-ia ajudado muito. Ia ajudar-me a compreender que isto da maternidade não é um bicho-de-sete-cabeças, que todas temos os mesmos desafios e que todas vamos conseguir superá-los – é por isso que gostamos tanto deles, para suportar tudo o resto”, acrescentou Joana Gama.

Ficha técnica do livro:

A mãe é que sabe

‘A mãe é que sabe’, de Joana Paixão Brás e Joana Gama, Marcador, €16,96

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Quem rói as unhas tem menos alergias