10 dicas para relaxar nas férias

Passar o tempo a enviar emails da piscina de laptop ao colo já não é cool nem a ajuda a descansar em pleno; pelo contrário demonstra que não domina o seu tempo e qualidade de vida.

Lucy Kellaway, famosa colunista do Financial Times alerta na coluna de moda deste jornal que agora o que está na berra é relaxar por completo nas férias: “Enviar emails da piscina não prova que é poderoso, começa a ser visto como aquilo que realmente é – um sinal de fraqueza, má gestão de tempo e incapacidade de delegar”.


Leia também o artigo O que não deve fazer com o telemóvel nas férias


A coacher Teresa de Sousa Botelho concorda e avança: “Muitas vezes temos uma ou duas semanas de férias e quando conseguimos entrar no espírito e descansar já estamos quase de volta”, adverte. Como tudo está à distância de um clique é difícil abandonar o quotidiano e simplesmente descontrair, além de que as próprias entidades empregadoras por vezes também desrespeitam este intervalo de descanso que existe precisamente para que regressemos ao trabalho completamente renovados.

Mas existem alguns truques que nos transportam de imediato para o ambiente de veraneio, como por exemplo simplificar as rotinas diárias ainda antes da partida. “Há pessoas que querem fazer programas absolutamente perfeitos, cozinhar rissóis, croquetes, quiches, levar a casa atrás, e antes de fecharem a porta de casa já estão com os nervos à flor da pele”, exemplifica Teresa Coelho. “Se não há tudo como é costume na casa de férias, ótimo. Assim fazemos um excelente treino de adaptabilidade!”.

Depois há quem opte exatamente pelo oposto e deixe os seus dias de descanso às mãos do acaso. “Convém marcar algumas atividades com antecedência” avança Teresa Botelho. A Lei de Murphy é implacável: sonhava sobrevoar a savana africana num balão de ar quente em pleno agosto? Pois é: voo esgotado! O mais certo é que passe a semana a tentar recuperar da desilusão. Uma sugestão da especialista: “Se vai viajar com os filhos peça-lhes para pesquisarem o destino; acaba por funcionar como um jogo e as atividades (decididas de acordo com o orçamento e devidamente asseguradas) vão agradar de forma geral a toda a família, evitando conflitos e surpresas desnecessárias”. Mas estas são apenas algumas ideias. Fique a conhecer mais dez valiosas dicas na nossa galeria para que as suas férias comecem de verdade e em harmonia logo desde o primeiro dia.


Outra sugestão de leitura: Férias fazem-nos mais felizes que uma relação?


 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Apple, Facebook e Microsoft vão pagar salários i…