10 medidas para promover a chegada de mulheres nas empresas

Pat Milligan é responsável na consultora internacional Mercer, tem trabalhado em estreita colaboração com o Fórum Económico Mundial e é a autora do estudo When Women Thrive, Business Thrive [Quando as mulheres prosperam, o negócio prospera, em tradução literal].

Esta gestora norte-americana está em Portugal, onde tem falado da importância das chegada das mulheres ao mercado de trabalho, mas sobretudo na forma de as empresas as tentarem segurar, motivando-as.

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Num universo em que elas representam 40% da força laboral – ainda que sendo a maior fatia populacional – e em que apenas 20% chegam a um nível executivo, Pat Milligan defende que é preciso trabalhar para pôr termo a este desequilíbrio.

Em conferência dada esta quarta-feira de manhã, 31 de maio, a responsável prometeu, entre risos, que “só se reformará quando resolver esta questão feminina”.

Mais a sério lembrou que as “estatísticas não estão a dar mostras de de inversão de resultados e estima que sejam precisas cinco gerações” para pôr termo a esta desigualdade.

Aliás, os dados mais recentes publicados no relatório Gender Gap, da autoria do Fórum Económico Mundial, vêm dar conta disso mesmo: um retrocesso. Por cá, em Portugal, a Pordata não traça um cenário tão diferente (e que pode reler aqui).

Pat Milligan [Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens]

Contudo, para lá dos dados das estatísticas, Pat Milligan, 60 anos, crê na mudança, tem ideias para encurtar distâncias entre homens e mulheres nas empresas e deixou uma dezena de caminhos que podem promover a entrada, a motivação e ascensão das mulheres nas empresas.

Imagem de destaque: Shutterstock