10 momentos-chave no caminho da igualdade

O Dia Internacional da Mulher celebra-se hoje, a 8 de março, e foi instituído pelas Nações Unidas em 1975. Este ano, a celebração tem como tema “Por um planeta 50-50 em 2030: acelerar rumo à igualdade de género”.

O primeiro Dia da Mulher celebrou-se nos Estados Unidos a 28 de fevereiro de 1909, em homenagem a uma greve de operárias têxteis nova-iorquinas reivindicando por melhores condições de trabalho ocorrida no ano anterior. Associada à data está também a morte, em 1911, de mais de uma centena de trabalhadoras de uma fábrica, igualmente têxtil e em Nova Iorque, num incêndio: o edifício estava fechado à chave para evitar interrupções no horário laboral, impedindo-as de escapar.

Antes e depois desta data trágica muitos acontecimentos marcaram a História das mulheres e do mundo. Eis alguns momentos históricos que provam que não temos andado a marcar passo… embora o percurso seja, ainda, muito longo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

8 indicadores que provam que as mulheres ainda tê…