2016 marca recorde de protagonistas femininas no cinema

protagonistas

São cada vez mais as mulheres que assumem o papel de protagonista no cinema e, no ano passado, verificou-se um máximo histórico. O estudo, apresentado pela revista ‘Variety’, mostra que houve uma variação positiva em sete pontos percentuais entre 2015 e 2016, quando analisados os 100 filmes mais bem-sucedidos nas bilheteiras.

O valor de 2016 sobe aos 29 por cento, ou seja, foram lançados 29 filmes de êxito com mulheres no papel principal, podendo estas também ser coprotagonistas. Os valores de 2015 do estudo realizado pelo Centro para Estudos de Mulheres em Televisão e Filmes da Universidade de San Diego, na Califórnia, ficavam-se pelos 22 por cento.

O documento revela ainda outro ligeiro aumento, com a percentagem das mulheres em papeis relevantes, como atrizes secundárias ou intermédias, a chegar aos 37 pontos no ano que agora terminou. Em 2015, o mesmo indicador apresentava 33 por cento.

Atrizes como Amy Adams, Jennifer Lawrence e Jessica Chastain têm tido um importante papel em demonstrar como filmes liderados por mulheres protagonistas têm tanta possibilidade de render dinheiro aos estúdios como aqueles protagonizados por homens. “Já vimos vezes e vezes sem conta que as personagens femininas, quando bem feitas, são muito boas para as bilheteiras”, sublinhou Martha Lauzen, autora do estudo.

Em contrapartida, a investigação da Universidade de San Diego mostrou que, atrás das câmaras, as notícias não são tão animadoras: apenas sete por cento dos realizadores são mulheres, no universo dos 250 filmes mais bem-sucedidos dentro dos Estados Unidos em 2016. O valor representa uma descida de dois pontos percentuais em relação ao período homólogo anterior.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Derreta-se com os animais de estimação mais fofo…