Novas marcas portuguesas

Sir Arthur, Fluo, Yall by Marta Montalvão, Isidro Paiva Joalharia, Xio Limited Edition, WestMister e Fora Sunglasses são alguns dos projetos que surgiram em Portugal nos últimos cinco anos e que têm captado a atenção de quem gosta de ideias originais em áreas como a ótica, joalharia, calçado e acessórios… feitos e produzidos integralmente no nosso País. Veja a nossa galeria com alguns dos produtos destas marcas.

Fora Sunglasses

A marca de óculos Fora Sunglasses é produzida integralmente em Portugal, numa das poucas fábricas portuguesas especializada nesta área. “Este projeto é um sonho de juventude que acabou por tomar forma naturalmente. A Fora nasceu do gosto por um acessório que tem cada vez mais seguidores. Poucas pessoas sabem que o nosso País foi, há muitos anos, um produtor com forte tradição nesta área, no entanto as circunstâncias do mercado acabaram por fazer morrer grande parte das fábricas existentes, restando apenas duas ou três. Nós trabalhamos com uma delas”, explica Miguel Barral, fundador e atual detentor da marca Fora Sunglasses, que em julho passado abriu a primeira loja monomarca em Lisboa (Avenida Álvares Cabral). Revivalista, os modelos são feitos manualmente em edições limitadas para evitar a “massificação do produto e oferecer ao cliente a peça perfeita para usar todo o ano”.

Fluo

Com oito meses de vida, a Fluo, marca de acessórios, surgiu da vontade de Ana Salgado e Pedro Baptista, que sentiram a necessidade de “imprimir irreverência ao mercado nacional de acessórios, através da mistura de materiais, texturas e padrões inesperados recorrendo à colaboração de artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas”. A loja online está disponível a partir deste mês com a apresentação da primeira coleção. No entanto, os fundadores têm exposto em diferentes pontos de venda uma coleção limitada, para dar a conhecer o projeto aos clientes. Para ficar a conhecer melhor visite a 39 A Concept Store (Rua Alexandre Herculano), Stock the Nature (Galerias Entretanto) e Chiado Factory (Rua da Misericórdia). O nome Fluo “tem origem num dos elementos transversal a todas as carteiras que é o fecho fluorescente”.

Isidro Paiva Joalharia

“Desde muito cedo que sinto vontade de expressar o que me rodeia, o que me inspira. Em 2015, dei a conhecer a minha primeira coleção de vestuário unissexo e este ano a linha de joalharia de autor. Um passo de cada vez, em que procuro dar uma abordagem única a todas as peças que faço”, frisa Isidro Paiva. As peças são integralmente feitas à mão e estão à venda na loja La Bohême. Este jovem alentejano tem uma linguagem conceptual muito ajustada às novas abordagens estéticas de inspiração urbana e tem desenvolvido coleções que primam pela unicidade da ideia conjugada com cortes ajustáveis a todos os corpos e estilos.

Sir Arthur

A marca de calçado e acessórios masculino, Sir Arthur, nasce da longa experiência na indústria de Artur Casimiro. Um projeto que prima pela excelência dos materiais, do fabrico e do design, que pretende ir ao encontro de todos os homens urbanos que “sabem o que querem calçar”. Ainda sem espaço próprio, a Sir Arthur está à venda no atelier da designer Roselyn Silva, no Edifício Castilho em Lisboa. “Trabalho há muitos anos nesta área e lido com muitas marcas de grande qualidade. Senti que tinha chegado o momento de me aventurar e assim surge a Sir Arthur, com duas linhas: calçado e acessórios. A receptividade tem sido fantástica”, salienta este empresário que está gradualmente a dar a conhecer a marca dentro e fora de Portugal, “sem pressa para haver uma base sólida e consistente”.

Xio Limited Edition

A Xio Limited Edition é uma marca de acessórios para mulher fundada por uma designer gráfica e uma terapeuta. “Começou por ser um escape mas em muito pouco tempo percebemos que havia uma oportunidade no mercado de apresentar uma marca que aliasse a moda com as artes plástica. Todas as edições são limitadas e têm um tema trabalhado por reconhecidos nomes nacionais e internacionais”. Surgiram em meados do ano passado e já estão à venda na Loja do Museu de Serralves, algumas galerias de Norte a Sul de Portugal e na loja La Bohême, “um espaço que dá valor ao trabalho de autor em português”, diz Joana Matos.

WestMister

A experiência no setor têxtil de Luís Campos e Vanessa Marques levou-os a criar a WestMister durante 2015, uma marca de underwear pensada exclusivamente para o público masculino. “O know-how adquirido ao longo de uma década a trabalhar na industria têxtil deu-nos a oportunidade de idealizar um projeto que também expressasse a qualidade nacional num sector que capta a atenção de um público que gosta de se vestir e usar produtos de excelente qualidade. E se esses produtos forem de origem portuguesa… perfeito”, explica Luís Campos. ‘The Finest Socks’ é a linha de apresentação da marca, que está à venda em diferentes espaços comerciais de norte a sul do País.

Yall by Marta Montalvão

Marta Montalvão é uma jovem apaixonada por sapatos. Decidiu investir num sonho e chamou-lhe Yall. Quase a fazer dois anos, a marca tem exposto em algumas feiras internacionais e está disponível online no Facebook e Instagram. “Cada coleção pretende explorar o lado rústico do sapato com uma finalização moderna e perfeita para mulheres cosmopolitas. Os modelos, com ou sem salto, pretendem ajustar-se a cada ocasião, sempre favorecendo o conforto”, frisa Marta Montalvão que está a trabalhar na expansão através da presença em espaços comerciais e em apresentações ocasionais em plataformas culturais.