Algodão sustentável na sua casa

A produção convencional de algodão é muitas vezes prejudicial para o ambiente e para as pessoas que produzem, já que utiliza grandes quantidades de químicos e de água. Desde 2005 que o Ikea se comprometeu a utilizar nos seus produtos algodão produzido de forma mais sustentável. Para alcançar os seus objetivos, a marca sueca de mobiliário e decoração juntou-se à WWF (organização global para a preservação do ambiente) e outros parceiros, na criação da associação BCI que pretende tornar a produção de algodão mais sustentável. Começou com 500 produtores e hoje congrega cerca de 110 000.

Cotton field on a sunny day

Através desta iniciativa a produção de algodão no Paquistão aumentou a sua margem de lucro em 29%. Ambientalmente os resultados também são significativos, tendo o uso de pesticidas e fertilizantes químicos baixado mais de 18% e o consumo de água foi reduzido em 20%.

Os resultados são muito positivos, estando atualmente esta iniciativa mais focada em aumentar a poupança de água. A BCI já tem com este objetivo projetos-piloto implementados no Paquistão e na Índia. As técnicas de gestão de recursos hidráulicos, desenvolvidas neste âmbito, podem depois ser utilizadas pelos produtores de algodão, tornando o fabrico desta matéria ainda mais sustentável.

Devido a todo este investimento e compromisso nesta causa, o Ikea já atingiu o seu grande objetivo: hoje em dia todos os seus artigos em algodão têm origem em fontes de produção mais sustentáveis.