8 brinquedos para as próximas gerações de mulheres fortes

O festival de cinema de Bloxtown está em risco de ser cancelado, depois do projetor se ter avariado, e quem vem salvar o dia é a Goldie Blox, com o seu cinto de ferramentas, uma enorme imaginação e a ajuda do grupo de amigos. Esta é uma das histórias que acompanha os brinquedos Goldie Blox, direcionados para raparigas. Depois de lerem a narrativa, fica a cargo delas construir, à semelhança da heroína, um zootrópio (uma máquina de animação antiga), a partir de um conjunto de peças.

A Goldie Blox foi criada em 2012 com o objetivo de aproximar mais raparigas da área de engenharia e ajudar a desenvolver algumas das suas capacidades cognitivas desde pequenas. Debbie Sterling, fundadora da empresa e uma das cerca de 11% engenheiras mulheres nos Estados Unidos, fala frequentemente sobre a divisão que vê nas lojas de brinquedos: de um lado o corredor dos rapazes, com uma enorme variedade de brinquedos de construção; do outro lado, o “corredor cor-de-rosa”, com bonecas, máscaras de princesa e maquilhagem.

Têm surgido nos últimos anos uma série de outros brinquedos que desafiam aquilo que é normalmente considerado apropriado para raparigas, como o Roominate, que através de módulos permite que as crianças construam tudo aquilo que a sua imaginação permitir. A oferta de bonecas também tem sido diversificada, com a chegada de produtos, como as Lottie Dolls, inspiradas em raparigas de 9 anos, as figuras de ação IAmFundamental, um conjunto de destemidas heroínas, e até novas Barbies com corpos de diferentes formatos.

Com a entrada destes brinquedos no mercado, ouviram-se uma série de vozes críticas. Algumas afirmam que, só pelo facto de serem comercializados especificamente para raparigas, ajudam a perpetuar o preconceito. A solução parece passar pela escolha de brinquedos neutros em termos de género, como é o caso do Little Bits ou do Osmo. Este tema tem recebido atenção nos últimos dias em Portugal, depois do McDonald’s ter anunciado que iria deixar de categorizar os brinquedos que oferece no Happy Meal entre brinquedos de rapaz e brinquedos de rapariga.

Por definição, os brinquedos servem para as crianças brincarem e podem variar entre algo tão simples como uma corda e um estojo de experiências científicas, completo por um microscópio. Faz sentido que os pais tenham tanto cuidado na escolha daqueles que querem expor aos seus filhos, quando são também os brinquedos que os ajudam a desenvolver uma série de capacidades e moldam a forma como veem o mundo. Só o tempo dirá quais os efeitos que estas mudanças poderão vir a ter em futuras gerações. Veja na galeria alguns dos brinquedos que estão na vanguarda e que trazem uma mensagem clara. A de que as raparigas são capazes de tudo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Spotify lança playlist para escutar durante o par…