8 truques para não bloquear no trabalho

Estar bloqueado é ter a mente focada nos problemas e não nas soluções. Chefes pouco flexíveis e colegas “tóxicos” são algumas das causas que podem prejudicar o dia-a-dia profissional.
Para o especialista José Bencaleiro, ‘managing partner’ da consultora Stanton Chase International, o bloqueio no trabalho depende em primeiro lugar da personalidade dos colaboradores. “As pessoas mais introvertidas, que ligam muito ao detalhe e ao excesso, podem ter mais tendência para bloquear”, explica o especialista. Por outro lado, os colaboradores mais flexíveis e extrovertidos têm menos tendência para que isso aconteça.

José Bencaleiro lembra ainda que, hoje em dia, as empresas cada vez mais impõem a apresentação de resultados e a dedicação a uma tarefa. “Quando é em exagerado podem ocorrer problemas de saúde e até organizacionais”, acrescenta.

O próprio ambiente de trabalho também pode ajudar ao aumento da pressão. O responsável da consultora diz que o trabalho individual deve ser evitado, bem como as pessoas “tóxicas” que criam “mau estar” e “são bastante manipuladoras”.

A liderança é outro dos fatores a ter em conta. “Existem chefes abrasivos que só ligam o termóstato para dizerem mal. Se os colaboradores com menos autoconfiança apanham pela frente um chefe deste tipo podem bloquear mais depressa no trabalho”, avisa o ‘managing partner’ da Stanton Chase International.

Já a ‘coaching’ Mónica Albuja, em declarações ao jornal espanhol El País, chama a atenção para outro problema: o pensamento negativo. “Se quer saltar um buraco e está constantemente a dizer ‘não sou capaz’, ‘não consigo’ a probabilidade de ser bem-sucedido irá diminuir.” Ou seja, algumas vezes são as próprias pessoas que se predispõem para um bloqueio profissional.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Alerta Açores: ‘Viagens da Comida Saudável…