Subir

Está aberta a época da jardinagem

É a marca de alfaias de jardinagem doméstica mais familiar ao ouvido dos portugueses. A Gardena tem como primazia satisfazer as necessidades dos jardineiros amadores, e nem todos dotados de jardim atrás da linda casa com alpendre; uma das novidades da temporada da fiável marca de jardinagem chama-se mesmo City Gardening e foi desenhada a pensar em hortelãos de varanda, enquanto o chalet não chega.

A marca convidou-nos a passar um dia nos arredores de Madrid, na bela urbanização Ciudalcampo, uma espécie de Quinta da Marinha madrilena, mais concretamente no Club Social onde os residentes vão para se esquecerem de como é intenso e duro enriquecer.

A Gardena continua a apresentar ganhos consistentes ao ano, e grande parte deste feito passa pela estratégia de marketing e de aproximação ao pequeno consumidor doméstico. Outra fatia deste sucesso deve-se ao desdobramento da máquina produtiva, que se espraia ao redor do mundo, de modo a conseguir a melhor qualidade de fabrico ao melhor preço: América, Oriente, Europa, todos contribuem com componentes que fazem da Gardena o referencial que é.

A robótica é a menina dos olhos da Gardena nos tempos que correm. É verdade que jardinar é um desporto, no sentido em que enquanto plantamos e mondamos não temos o rabo no sofá a ver a Cristina a disputar com o Mendes audiências de televisão. Mas cortar relva é tão chato e ingrato como aspirar, e se todos queremos ter um aspirador autónomo como o Roomba em casa, podemos ter a mesma indulgência para desejar um cortador de relva automático para o jardim.2

A Gardena deu-nos a conhecer em Madrid a nova gama destes preciosos ajudantes e dos acessórios que os acompanham, como um suporte para armazenar o robot e a respetiva estação de carga, permitindo poupar espaço durante o inverno, uma caixa de proteção para as ligações e ainda 50 metros de cabo extensível. A fim de facilitar o acesso a estes produtos, em 2017, a gama vai beneficiar da introdução de modelos a preços mais baixos, como o R40Li Gardena por 999 euros e, ao mesmo tempo, vai ser disponibilizada a montagem gratuita para todos os modelos de robots comprados.

3

Como lhe contámos no início desta prosa, a segunda grande novidade apresentada foi o sistema Gardena City Gardening, gizada para satisfazer o mercado crescente de jardineiros urbanos. A marca responde a esta necessidade tão atual com novos produtos desenhados de forma compacta, sistemas de rega adequados a pequenos espaços e facilidade de armazenamento. O preço destes kits básicos para jardineiros de 3º esquerdo começam em €40,90 e cada caixa inclui uma pá (a tampa do conjunto), uma escova/vassoura, uma pá transplantadora e uma tesoura de poda, todos em alumínio e/ou plástico.

João Galvão