A francesa de 18 anos que derrotou os nazis

Simone Segouin participou na libertação de Paris em agosto de 1944. E a imagem desta francesa de 18 anos a empunhar uma metralhadora dos alemães correu mundo graças a George Stevens, produtor de Hollywood na época alistado no exército americano. E até Robert Capa a fotografaria para a “Life’, com a revista a mostrar a “Pin-up da resistência”.

Ainda antes de ajudar à expulsão dos nazis, a jovem nascida em Chartres tinha dado mostras de coragem, com a primeira missão a ser roubar a bicicleta de um soldado alemão. Seguiu-se, já depois do desembarque dos Aliados na Normandia, a participação de Simone na captura de 25 nazis em Thivars, perto de Paris. Única rapariga de um casal com quatro filhos, estava orgulhosa de mostrar ao pai, veterano da Primeira Guerra Mundial, o caráter destemido. Para proteger a família de represálias, caso fosse capturada, usava o nome de Nicole Minet.

No ano passado, o jornal britânico ‘Daily Mail’ descobriu Simone com 90 anos a viver em Courville-sur-Eure, onde deram o nome a uma rua. Nunca casou com o grande amor dos tempos da resistência, Roland Boursier, mas tiveram seis filhos. Graças a heroínas como esta, o general De Gaulle não hesitou em dar o voto às francesas assim que acabou a Segunda Guerra Mundial.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Morreu o ator Nicolau Breyner