‘A Guerra dos Tronos’: a estrela mais bem paga é uma mulher

Numa altura em nunca foi tão abordado – e denunciado por várias atrizes – o tema da desigualdade salarial na ficção, é, no mínimo, refrescante saber que a estrela mais bem paga de ‘A Guerra dos Tronos’, indiscutivelmente a série mais popular do mundo, é uma mulher.

Este mês, foi reportado que cinco dos principais atores do elenco da trama dramática e de fantasia da HBO, cuja sexta temporada chegou recentemente ao fim, tinham renegociado o seu salário com a estação norte-americana para as duas finais temporadas, a sétima e a oitava. Peter Dinklage (que dá vida a Tyrion Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister) terão sido os “promovidos” pela HBO.

Mas parece que não terá sido bem assim. A imprensa britânica avança que houve, sim, um aumento salarial, mas que terá sido Emilia Clarke a que mais beneficiou com as renegociações, tornando-se na estrela mais bem paga de ‘A Guerra dos Tronos’. Fontes ligadas à produção contam ao ‘Daily Star’ e ao ‘Sunday Express’ que a “mãe dos dragões” passa a auferir um salário semanal de 240 mil euros. Uma vez que cada temporada da série demora quase meio ano a filmar, é fazer as contas à fortuna que a britânica vai arrecadar com as próximas duas e finais temporadas. “Os produtores sabem que ela é uma das razões que explicam a popularidade da série”, contam fontes à imprensa britânica.