A igualdade começa em casa em 8 passos

A igualdade começa em casa. Temos cada vez mais discursos políticos e acordos empresariais sobre igualdade salarial e acesso aos lugares de chefia das mulheres. Já ninguém coloca em causa a capacidade das mulheres para liderar empresas. Então porque é que continuamos a duvidar da capacidade dos homens para liderar as tarefas domésticas? Confesse: quantas vezes é que o seu marido já fez o jantar e só teve críticas para o que ele fez? Quantas vezes foi fazer a cama depois dele a ter feito porque não estava bem? Quantas vezes preferiu que fosse a sua mãe a ir buscar os miúdos à escola para que, quando chegasse a casa, já estarem despachados e com o banho tomado?

Claro que há homens que não sabem, nem querem saber nada sobre tarefas domésticas. Mas entre estes e os que até poderiam fazer mas se encostam não há diferença estatística, e as estatísticas são claras. Um relatório da ONU Mulheres concluiu em 2015 que as mulheres portuguesas faziam quatro vezes mais trabalhos domésticos do que os homens. O relatório ‘Progresso das Mulheres do Mundo 2015: Transformar Economias, Realizar Desejos’ referia que as mulheres fazem em média 302 minutos de trabalho doméstico e de assistência não remunerada a dependentes, enquanto os homens dão apenas 77 minutos à casa. A média é contada por dia, considerando todos os dias de um ano.
Podemos chorar, bramar contra a injustiça, ou então podemos fazer com que as coisas mudem em casa. Não culpe a mãe dele. Não culpe o ambiente machista em que vivemos. Lembra-se do ano em que foram viver juntos e que não parou de ser a dona de casa perfeita? Arrependa-se. E avance! Damos-lhe aqui dez ideias para que o seu marido se comporte como um adulto em casa. São ideias testadas e comprovadas por especialistas: as mulheres reais. Se resultou com elas, provavelmente resulta consigo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

O mais fácil bolo de chocolate do mundo