A islandesa que foi a primeira presidente na Europa

China's President Jiang Zemin (L) escorts Iceland's President Vigdis Finnbogadottir (R) as they inspect an honour guard of Chinese soldiers at Beijing's Great Hall of the People August 29. Finnbogadottir, a first time visitor to China, will hold talks with Chinese officials during her eight-day state visit - RTXFTWP

Vigdis Finnbogadottir foi a primeira mulher presidente da Islândia e na Europa, meses depois de a britânica Margaret Thatcher se ter tornado a primeira primeira-ministra. Presidente entre 1980 e 1996, foi também a primeira mulher a ser eleita democraticamente chefe de Estado a nível mundial.

Nascida em Reiquejavique em 1930, filha de um engenheiro civil e de uma enfermeira, estudou Literatura Francesa na Sorbonne e Teatro na Universidade de Copenhaga. De regresso à Islândia, licenciou-se ainda em Inglês e Francês e tirou um curso de Educação. Graças a esta formação tão diversificada, trabalhou numa companhia teatral, foi professora e teve programas educativos na televisão. Chegou também a ser guia turística.


Conheça também a incrível história da Capitão Egípcia que foi deputada


Casou com um médico mas poucos anos depois divorciou-se. Aos 41 anos, adotou uma menina, tornando-se a primeira mulher sozinha a adotar na Islândia.

Pacifista, Vigdis participou em muitas marchas contra a pertença da Islândia à NATO. Já como presidente, foi anfitriã de uma cimeira em 1986 entre o presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev, decisiva para o fim da Guerra Fria.

A primeira vitória eleitoral de Vigdis foi por margem mínima, mas das três reeleições, uma foi conseguida com 94% dos votos e as outras duas sem opositor, prova da sua imensa popularidade. Sempre defendeu a causa das mulheres.

Hoje, com 86 anos, é embaixadora da boa vontade da UNESCO.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Rita Hayworth, a mulher fatal que sofreu sem ningu…