A jovem londrina que criou uma dinastia africana

Lady Ruth Khama foi primeira-dama do Botswana entre 1966 e 1980 e um dos filhos é o atual presidente desse país africano. Mas a história de amor da londrina nascida Ruth Williams com Seretse Khama começou mal, pois toda a gente era contra o casamento, desde a família dela aos governantes britânicos passando pela tribo do marido e pelo regime racista da vizinha África do Sul. O casamento, porém, aconteceu mesmo, em 1948 em Londres, e o casal partiu para a então Bechuanalândia para enfrentar o conselho dos bamangwato, a tribo da qual Seretse era o líder. Ruth estava grávida e a filha nasceu já em África, tal como dois dos três filhos.

Uma bizarra coligação de rivais tribais, dirigentes coloniais britânicos e o governo de Apartheid da África do Sul conseguiu que a família fosse exilada pouco depois. Mas Seretse e Ruth (que entretanto se reconciliou com o pai) não desistiram de um destino africano e regressaram à Bechuanalândia, com ele a fundar o partido que em 1966 conseguiria que a colónia se tornasse independente sob o nome de Botswana. Primeiro presidente, Seretse criou as bases para que o país seja hoje um dos mais democráticos e prósperos de África.

Ruth, que nasceu em 1923, tinha-se destacado já como uma mulher corajosa durante a Segunda Guerra Mundial ao conduzir ambulâncias. Foi depois secretária na Lloyds. Conheceu o futuro marido num baile, quando este estagiava como advogado depois dos estudos em Oxford. A paixão assumida entre uma branca e um negro era na época caso raro, mas isso nunca desanimou a mulher que foi presidente da Cruz Vermelha nacional e desde a morte do marido em 1980 até à sua em 2002 era tratada no Botswana como ‘Mohumagadi Mma Kgosi’, que quer dizer “mãe do chefe”. O filho Ian, que nasceu em Inglaterra durante o tal exílio, é desde 2008 presidente.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Michelle Obama reúne mulheres de êxito para deba…