A Moda Lisboa começa à quinta

collage-mlx

A Moda Lisboa começa esta quinta-feira numa nova localização. Sai do centro da capital e vai ocupar durante 4 dias o CCB.

Se os desfiles se iniciam só na sexta, já hoje têm lugar as fast-talks, umas mini-conferências com alguns portentos da moda nacional e internacional a apresentarem a sua visão sobre o setor, como Brigitte Stepputtis, diretora de alta costura de Vivienne Westwood, Carry Somers, fundadora da Fashion Revolution, ou Lara Vidreiro, co-fundadora da Chic by Choice. Sob o tema Sustentabilidade na Moda: porquê e como?’ o debate vai decorrer em torno do processo de produção e do consumo massificado da moda, das causas dos desequílibrios ambientais, das questões sociais que esta indústria encerra e, em alguns casos, amplifica. O debate começa às 18h00.

As interrogações e os questionamentos continuarão Moda Lisboa dentro. Dia 10, o desfile Sangue Novo, em que se mostram, com vem sendo hábito, as coleções de jovens criadores, selecionados pela organização coloca também algumas questões. Os trabalhos dos oito escolhidos, alguns deles repetentes, fazem prever imediatamente o pendor conceptual das coleções como Noise, de Alexandre Pereira, Change, de Carolina Machado e serão o melhor exemplo do interesse que a organização tem no design de moda intelectual.

Novas marcas de autor

A importância das novas marcas de autor é outra dimensão do primeiro dia de desfiles. Da Plataforma LAB, que se apresenta logo a seguir a Sangue Novo, têm saído nomes de relevo para a moda portuguesa. David Ferreira, que regressa ao desfile LAB, é um potente exemplo do que se pode esperar deste momento – da Moda Lisboa, partiu para Londres para frequentar vários cursos na Saint Martins School e na West Mister, expôs as as suas coleções em Paris, Londres e Nova Iorque e acabou com um reconhecimento internacional inesperado quando a cantora islandesa Bjor escolheu uma das suas peças como adereço para um video de música.ml48_boundless_03

A encerrar o primeiro dia de desfiles estará um valor seguro da moda portuguesa – Ricardo Preto que apresentará uma coleção para o próximo inverno inspirada nos fundadores do movimento artístico Bauhaus.

Além dos desfiles, que terão lugar no CCB até 12 de março, o CCB vai receber duas exposições de fotografia. A campanha Iconic é mostrada em conjunto pela primeira vez, revelando seis imagens icónicas com que a APICCAPS tem divulgado e reafirmado a indústria do calçado portuguesa, que tem como protagonista a atriz Victoria Guerra. A fotografia é de Frederico Martins e a direção criativa da campanha é de Fernando Bastos Pereira. IN-BETWEEN revela uma parte do processo documental desenvolvido nos últimos anos por Arlindo Camacho. Este trabalho esteve presente em várias edições da Workstation, refletindo o seu olhar sobre o mundo da moda.

À imagem dos anos anteriores, a Moda Lisboa vai ainda dar lugar de divulgação a 16 marcas de design português que estarão instaladas nos espaços exteriores do CCB.


Calendário dos desfiles

5ª FEIRA | 09 MARÇO

18H00 FAST TALKS
Sala Luís de Freitas Branco – CCB

6ª FEIRA | 10 MARÇO

18H30 SANGUE NOVO *
20H30 DAVID FERREIRA | LAB *
21H30 RICARDO PRETO *

SÁBADO | 11 MARÇO

15H00 AWAYTOMARS | LAB *
16H00 RICARDO ANDREZ **
17H00 EUREKA *
18H00 KOLOVRAT **
19H30 FILIPE FAÍSCA *
20H30 MUSTRA *
21H30 LUÍS CARVALHO *

DOMINGO | 12 MARÇO

15H00 PATRICK DE PÁDUA | LAB *
16H00 DUARTE | LAB *
17H00 CHRISTOPHE SAUVAT *
18H00 VALENTIM QUARESMA *
19H30 DINO ALVES *
20H30 NADIR TATI *
21H30 NUNO GAMA *

* Location 1
CCB – Garagem Sul
Rua Bartolomeu Dias

** Location 2
Museu Coleção Berardo

HORÁRIO DA RECEÇÃO

10 MARÇO | 16h30-22h00
11 MARÇO | 14h00-21h30
12 MARÇO | 14h00-21h30

SIGA-NOS NA NOSSA PÁGINA DE FACEBOOK