A moda portuguesa à conquista de Itália

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A model has make-up applied backstage prior Raimondo Aquilani Autumn/Winter 2017 women collection during Milan's Fashion Week, in Milan, Italy February 25, 2017. REUTERS/Alessandro Garofalo - RTS10B8V

Esta é a terceira paragem do Portugal Fashion em Itália, desde o início deste ano. Em janeiro as criações masculinas de Miguel Vieira foram apresentadas na semana de moda masculina de Milão e duas semanas mais tarde, a moda portuguesa rumava a Roma com as coleções de Susana Bettencourt, Pé De Chumbo e Estelita Mendonça. Seguiu-se Nova Iorque com as propostas femininas de Miguel Vieira e Katty Xiomara, regressando depois à Europa com Alexandra Moura a desfilar em Londres.

Três coleções com assinatura portuguesa aplaudidas em Roma

A tourné que terminará em Paris, no dia 1 de março, com o desfile de Luís Buchinho. Quase três meses de viagens que pretendem mostrar a moda portuguesa ao mundo, conquistar novos mercados e reforçar a posiçã de alguns designers no panorama internacional. Um projeto que tem tido em Itália um grande apoio como explica Rafael Alves Rocha, diretor de comunicação do Portugal Fashion, em comunicado:

“Esta aliança entre o Portugal Fashion e a Camera Nazionale della Moda Italiana, iniciada em setembro de 2015, e consolidada ao longo das edições seguintes, foi determinante para que o projeto de moda nacional ambicionasse novos objetivos para o mercado italiano, nomeadamente a conquista dos calendários da Altaroma e, mais recentemente, da Milano Moda Uomo”.

O desfile de Carlos Gil vai ser apresentado à 13h30 locais e inspira-se no universo infantil. Seis horas mais tarde, no mesmo espaço, é a vez de Pedro Pedro apresentar roupa que questiona as necessidades do vestuário num mundo cada vez mais tecnológico. Além destes dois desfiles a moda portuguesa estará ainda presente na feira White Milano, que decorre até dia 27 de fevereiro, e que tem como principal objetivo captar novos agentes de compras no mercado internacional. Uma iniciativa promovida pela ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) através do projeto Next Stop e na qual estão presentes Katty Xiomara, Susana Bettencourt, Hugo Costa, Luís Buchinho, Pedro Pedro e a marca TM Collection.

Katty Xiomara deslumbra Nova Iorque

A internacionalização da moda portuguesa no âmbito do Portugal Fashion tem sido um passo importante no reconhecimento da indústria nacional, que tem uma aceitação cada vez maior no estrangeiro. A presença nas feiras de moda é um aspeto fundamental na conquista de novos clientes, mas são os desfiles que põem os nomes dos designer nas bocas do mundo, como explicou Katty Xiomara ao DN, em Nova Iorque: “O desfile cria um grande buzz que acorda quem não estava tão atento e que de outra forma não olharia para nós”.

 

Imagem de destaque: Maria Clara antes do desfile de Raimondo Aquilani na Milan Fashion Week, 2017. (REUTERS/Alessandro Garofalo)