A primeira viagem aos bastidores do regresso de ‘Twin Peaks’

A placa com o nome da localidade que dá nome à série

São as primeiras imagens do regresso ao ecrã da mítica série dos anos 1990. O Showtime divulgou um vídeo sobre ‘Twin Peaks’ no qual é possível vislumbrar o set de filmagens e ouvir a opinião de principais atores sobre o renascimento deste fenómeno televisivo. “Sabíamos que ia ser especial, só não sabíamos como. Agora [depois de iniciadas as gravações], não há palavras para o descrever. Tem sido absolutamente maravilhoso”, diz Kyle MacLachlan.

Miguel Ferrer, Kimmy Robertson, Harry Goaz, Dana Ashbrook e James Marshall, elementos do elenco original, mas também as novas estrelas da equipa – Jim Belushi, Amy Shiels, Robert Knepper e Chrysta Bell – sentem-se assoberbados com aquele que é um dos eventos televisivos mais antecipados da década e cuja estreia está agendada para 2017.

O enredo de ‘Twin Peaks’ segue a investigação do agente especial Dale Cooper (MacLachlan), enviado pelo FBI para descobrir quem matou Laura Palmer (Sheryl Lee), a rainha do baile da localidade que dá nome à série. A história explora as contradições da vida nesta pequena cidade, espartilhada entre uma aparente fachada de decência e a decadência dos seus verdadeiros modos de vida.

“O David Lynch e o Mark Frost ligaram-se e perguntaram-me se eu tinha ouvido os rumores sobre o regresso de ‘Twin Peaks’. “São todos verdadeiros”, disseram-me”, conta Miguel Ferrer no vídeo.

Da autoria do realizador David Lynch e do escritor Mark Frost, esta história originalmente exibida nos Estados Unidos entre 1990 e 1991 pela ABC – em Portugal a emissão ficou a cargo da RTP1 – tornou-se um fenómeno de culto pelo tom inquietante e irónico que introduziu na ficção televisiva norte-americana, adotando, por um lado, uma estética semelhante à dos filmes de terror e, por outro, fazendo recurso de um retrato exagerado e melodramático das personagens que compõem a trama, em crítica aberta às soap operas norte-americanas.

Um cartaz da nova 'Twin Peaks'
Um cartaz da nova ‘Twin Peaks’

Perfeitamente enquadrada no estilo surrealista de David Lynch, caracterizado por imagens sombrias e etéreas acompanhadas por uma meticulosa edição de som, ‘Twin Peaks’ destacou-se também pela emblemática banda sonora, assinada pelo compositor Angelo Badalamenti. Elementos que estarão de regresso nesta sequela.

O retorno à pequena cidade acontece 25 anos depois dos acontecimentos da série original. Agora, as vidas dos residentes de Twin Peaks e os relatórios da investigação policial de Dale Cooper, entre outros documentos, relançam o mistério. “O que é que aconteceu na cidade duas décadas e meia após a morte da jovem? E porque é que um ‘arquivista’ anónimo compilou informações sobre esta povoação e as suas origens?”.

Os novos episódios foram filmados de forma contínua, com recurso a um único guião de rodagens. Só depois de totalmente gravada a série foi editada, resultando daí 18 episódios.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Estivemos à conversa com as vozes de ‘Troll…