A ternura dos três meses no calendário oficial do Butão

Butão

A tradição foi cumprida no Butão. O rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck e a mulher, Jetsun Pema, escolheram uma imagem ternurenta do primeiro filho, Jigme Namgyel Wangchuck, para ilustrar o mês de maio no calendário oficial do país.

Na fotografia, o príncipe, que celebra este dia 5 três meses de vida, surge envolto num manto de seda amarelo, a cor utilizada pela família real em atos oficiais.

O casamento de Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 36 anos, e Jetsun Pema, de 25, realizou-se em 2011, numa cerimónia budista num mosteiro do século XVII.

Uma das imagens oficiais do casal de monarcas com o filho
Uma das imagens oficiais do casal de monarcas com o filho

Os reis – ele o filho mais velho do anterior rei butanês Jigme Singye Wangchuck, que abdicou em 2006 a seu favor, e ela uma plebeia – são chamados muitas vezes de “William e Kate [Middleton] dos Himalaias” – pelo facto de Jigme Khesar ter escolhido, tal como o príncipe de Inglaterra, uma mulher do povo para rainha.

Aliás, há cerca de duas semanas, os Duques de Cambridge fizeram aquela que foi a sua primeira vez visita oficial ao Butão, que com apenas 750 mil moradores é conhecido pelo elevado índice de Felicidade Nacional Bruta.

Butão
Ao lado da mulher Jetsun Pema, o rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck leva o filho ao colo

Em março de 2008, o rei instaurou uma monarquia constitucional, pondo fim a 34 anos de reinado absolutista.