A vida, a obra, os fãs e as mulheres de Jane Austen estão em Lisboa

JANE AUSTEN

Jane Austen 200. Portugal”. Este é o tema da conferência que terá lugar esta quarta-feira, 10 de maio, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Organizada pelo Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova, e pela Biblioteca Nacional de Portugal, esta iniciativa aberta ao público e sem requisitar inscrição prévia pretende evocar os 200 anos da morte da conhecida autora britânica. Jane Austen nasceu em 1775 e morreu em 1817.

Para lá da bibliografia, será, entre outras abordagens, debatido o papel da mulher nos romances desta escritora e a relação que os leitores mantém com a obra.

O encontro vai contar com a presença de especialistas que têm vindo a investigar e a traduzir os livros de Austen, mas também com a participação, via vídeo e a partir da Austrália, de uma descendente de Jane Austen.

Caroline Jane Knight, também fundadora da Jane Austen Literacy Foundation vai apresentar a iniciativa e falar do livro que escreveu em 2017: Jane and Me (Jane e eu, em tradução literal).

links_PartoCom início marcado às 15h00 e previsto decorrer até às 18h00, oradores, investigadores e tradutores da obra apresentam as suas perspetivas sobre a vida e obra da romancista inglesa. Entre eles, destaque para a participação de Rita Lacerda Watts, de Jane Austen Society of North America, que falará da “autora e dos seus fãs duzentos anos depois.


Conheça o programa na íntegra aqui.


Também o papel das mulheres refletido na obra da escritora estará em discussão esta tarde. Rogério Miguel Puga, da Universidade Nova, abordará a questão do “Falatório (como controlo patriarcal) Face a Condutas Femininas Transgressoras na Novela Epistolar Lady Susan (c.1794), de Jane Austen”.

Esta iniciativa decorre em paralelo com uma exposição bibliográfica na Biblioteca Nacional, seguindo-se, posteriormente, a publicação de um catálogo com os textos apresentados e a lista de traduções de obras da autora para português.

Imagem de destaque: Facebook