Acha que sabe quando os seus filhos estão a mentir? Pense melhor no assunto

Crianças

Os pais pensam que conhecem os filhos melhor do que ninguém. E isso até pode ser verdade, mas nem sempre sabem quando eles estão a mentir, apesar de pensarem que sim. Segundo um estudo publicado no Law and Human Behavior, os progenitores só conseguem identificar 47,5% das mentiras dos filhos.

“Apesar de estudos demonstrarem que crianças tão novas como com três anos conseguem enganar e esconder a verdade, continuava pouco claro a capacidade dos outros de detetar os esforços das crianças para enganar. Ainda assim, os adultos avaliam regularmente se as crianças estão a dizer a verdade numa série de contextos, incluindo na escola, em casa, e em termos legais, especialmente em investigações de maus tratos”, explicam os responsáveis pelo estudo.


Leia também o artigo: O que fazer quando as crianças mentem


Com o avançar da idade, as crianças tornam-se também melhores mentirosos e são profissionais como os assistentes sociais e professores que detetam melhor as suas aldrabices, não os pais.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram o comportamento de 7 893 adultos e 1 858 crianças em 45 situações diferentes. Os pais conseguiram identificar 63,8% das respostas verdadeiras dos filhos e apenas 47,5% das mentiras.

Apesar destas conclusões, os autores do estudo chamam a atenção para o facto de esta investigação ser apenas uma meta-análise, que combina os resultados de vários investigações científicas. Ainda assim, esperam que este estudo sirva de pontapé de saída para futuras pesquisas que ajudem pais e professores a detetar melhor as mentiras das crianças.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Deve ser amigo dos professores dos seus filhos no …