Alicia Vikander e Emma Stone na calha para interpretar Agatha Christie

Alicia Vikander e Emma Stone têm 27 anos

Foi logo no arranque deste ano que se assinalaram quatro décadas desde a morte de Agatha Christie. Uma ocasião merecedora não de um, mas de dois filmes em sua homenagem. A Sony, por um lado, e a Paramount, por outro, querem retratar os primeiros anos de carreira da escritora britânica no grande ecrã e, para tal, estão de olho em duas grandes estrelas de Hollywood: Alicia Vikander e Emma Stone.

A imprensa internacional conta que as produtoras já abordaram as atrizes para os respetivos projetos, mas estão a aguardar a aprovação dos responsáveis pelo legado de Agatha para começarem as filmagens. A Sony deseja Alicia Vikander (vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em ‘A Rapariga Dinamarquesa’) para dar vida a uma “Christie proto-feminista, desinteressada pelo tradicional papel de esposa”, descreve o ‘The Hollywood Reporter’. Já a Paramount, quer que Emma Stone ajude a narrar o que aconteceu à romancista nos 11 dias em que esteve desaparecida, em 1926, quando tinha 36 anos.

Qual delas dará, então, uma melhor Agatha Christie? Até agora, só uma publicação norte-americana se atreveu a fazer previsões. “É tentador dizer que a atriz europeia [Alicia Vikander, da Suécia] se vai sair melhor. Com o seu cabelo arruivado e traços nobres, Vikander assemelha-se mais a esse papel do que a pálida e ruiva Stone (já para não dizer que Stone é, atualmente, uma década mais nova do que Christie quando esta desapareceu). Mas uma peruca, um sotaque e alguma maquilhagem podem fazer maravilhas. É impossível dizer, realmente, quem fará justiça à Grande Dama antes de os filmes chegarem ao grande ecrã”, escreve a revista ‘Bustle’.

Antes de mais, as longas-metragens requerem a devida autorização. E essa não será uma tarefa fácil, tendo em conta que a Fox precisou de sete anos para poder avançar com ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, baseado no livro com o mesmo nome da autora britânica. Especula-se, de resto, que Angelina Jolie esteja a bordo deste projeto, com estreia prevista para 2017.

Agatha Christie é detentora do recorde do Guinness do mais volumoso livro publicado – uma compilação de 12 romances e 20 contos da personagem Miss Marple, com 4032 páginas e 8,04 quilos. Autora de clássicos de mistério e crime como ‘O Assassinato de Roger Ackroyd’, ‘And Then There Was One’ ou ‘Endless Night’, morreu a 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos, de causas naturais.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Afinal, Beyoncé não gostou assim tanto do seu ve…