Alemanha quer a proibição parcial do uso de burca

Gisele Marie, a Muslim woman and professional heavy metal musician, walks past a poster after a rehearsal at her house, in Sao Paulo September 15, 2015. Based in Sao Paulo, Marie, 42, is the granddaughter of German Catholics, and converted to Islam several months after her father passed away in 2009. Marie, who wears the Burka, has been fronting her brothers' heavy metal band "Spectrus" since 2012. "People do not expect to see a Muslim woman who uses a Burqa, practices the religion properly and is a professional guitarist who plays in a Heavy Metal band, so many people are shocked by it. But other people are curious and find it interesting, and others think that it is cool, but definitely, many people are shocked," said Marie. Picture taken September 15, 2015. REUTERS/Nacho Doce  - RTX1RYI9

O ministro do interior da Alemanha, Thomas de Mazière, anunciou que chegou a acordo com os seus colegas partidários da União Democrata Cristã (CDU) e com a União Social Cristã (CSU) para a proibição do uso parcial da burca e do niqab.

Esta proibição visa os serviços públicos, instituições de ensino, tribunais, controles de passaporte e situações em que seja necessária confirmar a identidade da pessoa. Thomas de Mazière afirma que não se trata apenas de uma questão de segurança mas sobretudo de integração cultural.

“Todos nós rejeitamos o véu de corpo inteiro, não só a burca mas também os outros tipos de véu que apenas deixam os olhos visíveis… estes véus não têm lugar na nossa sociedade” afirmou Mazière em conferência de imprensa.

As afirmações do ministro do interior vão de encontro às convicções de Angela Merkel que já tinha mostrado os seus receios em relação a este hábito: “uma mulher totalmente coberta tem poucas possibilidades de se integrar.”

Para já não existem datas para que esta proibição parcial entre em vigor. Fica apenas a certeza de que será uma matéria a ser legislada.

Veja também a proibição do uso do burkini em frança.

Imagem de destaque: Reuters

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Rossy de Palma: “A sedução é ótima, mas …