Amargurada? Depois de ler este livro não

Deixa-te de amarguras, calorias.

‘Deixa-te de amarguras’ é um livro que tem como subtítulo ‘para imperfeitas’. Lucía Taboada, espanhola, jornalista na casa dos 30, escreveu o texto, Raquel Córcoles fez as ilustrações, e o conjunto resulta num livro hilariante sobre a amargurada que há em nós. É que aos temas que habitam livros de autoajuda, sessões de coaching e revistas estão todos lá e a cada um deles, abordados de forma leve e rápida, a escritora parece responder: “Pffffff. Deixa lá que isso não é assim tão importante.”

E de facto o que são cabelos brancos, celulite, namorados chatos, borbulhas na cara, barriguinhas, dores de barriga, pés de galinha, trabalhos repetitivos, inseguranças, passados duvidosos, roupeiros desatualizados (e a lista podia continuar) comparados com os verdadeiros problemas do mundo? O que o livro propõe é que cada mulher preocupada não se leve tão a sério, se ria dos seus defeitos, os assuma e não imagine que poderia um dia ser perfeita. O subtítulo ‘para imperfeitas’ quer dizer, na verdade, para todas as mulheres.

O livro traz uma série de conselhos práticos desde parar de tomar tanto café por causa do excesso de ansiedade ao ciclo de exercício físico que se pode fazer em casa em dez minutos, passando por informações sobre a química do cérebro, a saúdes e os efeitos comprovados da estimulação dos sentidos. Mas sobretudo o livro ensina-nos a rir, a rir de nós próprias. O riso ocupa muito pouco espaço nos capítulos formais deste livro de combate à amargura mas o texto proporciona-nos um sorriso constante e, às vezes, uma boa gargalhada, desde a primeira página. Vemos-nos ao espelho, com o humor da autora, e é impossível conter o riso. Depois desta leitura, há de ser difícil continuar amargurada.

deixa-te

‘Deixa-te de amarguras – para imperfeitas’, Planeta, €17,76.