Subir

Ana Pastor é a nova presidente do Congresso dos Deputados

Ana Pastor

As Cortes da XII legislatura espanhola reuniram-se esta terça-feira em Madrid numa sessão constitutiva que elegeu Ana Pastor (PP) como presidente do Congresso dos Deputados e Pío Garcia Escudero (PP) como presidente do Senado.

A nova presidente do Congresso dos Deputados foi eleita depois de o PP (Partido Popular, de direita) e o Ciudadanos (Centro) terem chegado a acordo sobre a repartição de lugares na Mesa, que faz a gestão diária da câmara mais importante do sistema legislativo espanhol, com 350 deputados.


Leia também o artigo: Eleições espanholas sem maioria nem mulheres nas lideranças


O líder dos Ciudadanos, Albert Rivera, garante que este compromisso não inclui qualquer acordo sobre a formação de um governo dirigido por Mariano Rajoy, do PP, que ganhou as eleições espanholas de 26 de junho último com uma maioria relativa de 33% e 137 deputados em 350 e pretende formar um executivo minoritário.

Ana Pastor, até agora ministra do Fomento e antes ministra da Saúde no governo de José Maria Aznar, substitui o socialista Patxi López na presidência do Congresso dos Deputados.

Quem é Ana Pastor?
Ana María Pastor Julián tem 58 anos e é um dos elementos chave do PP desde 1999. Foi ministra pela primeira vez em 2002, ficando responsável pela pasta da Saúde quando José María Aznar governava. Mariano Rajoy, atual presidente do governo espanhol, era na altura ministro da Educação e Cultura. Quando o PP regressou ao governo do país, em 2011, Rajoy convidou-a para ministra da Segurança Social.

A agora presidente do Congresso dos Deputados licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Salamanca. Mais tarde foi chefe do serviço de saúde e planeamento da delegação do ministério da Saúde e serviços sociais da junta de Galicia.

C.C. com Lusa