André de York nega “desavença” com o príncipe Carlos

Britain's Prince Andrew and Prince Charles attend the annual Order of the Garter Service at St George's Chapel at Windsor Castle in Windsor
Britain's Prince Andrew (L) and Prince Charles attend the annual Order of the Garter Service at St George's Chapel at Windsor Castle in Windsor, Britain June 15, 2015. REUTERS/Peter Nicholls - RTX1GLI9

O príncipe André de Inglaterra recorreu ao Twitter para negar qualquer “desavença” entre si e o irmão, o príncipe Carlos. Num comunicado emitido na sua conta oficial do Twitter, o duque de York refere-se às notícias publicadas nos últimos dias na imprensa britânica como “completamente inventadas”.

“É completamente falso afirmar que eu tenha pedido [à rainha Isabel II, sua mãe] que seja atribuído um título nobiliárquico aos futuros maridos das minhas filhas. E também não é verdade que tenha uma desavença com o príncipe Carlos no que toca à participação das minhas filhas enquanto membros da família real. [Essas notícias] não passam de especulação e não fazem sentido”, refere André.

As princesas Eugenie (à esquerda) e Beatrice
As princesas Eugenie (à esquerda) e Beatrice

Na mesma nota, refere que prefere, “enquanto pai”, ver Beatrice e Eugenie, de 28 e 26 anos, respetivamente, comportarem-se como “jovens trabalhadoras modernas que, quis o destino que assim fosse, pertencem à família real” e não ocupá-las com uma agenda oficial. “Sinto-me deliciado a vê-las construírem uma carreira”, lê-se na nota.

A justificação do duque surgiu horas depois de a ex-mulher, Sarah Ferguson, ter-se pedido à comunicação social para “parar de fazer bullying” à sua família. “Tanto o duque de York como eu estamos muito orgulhosos porque [Beatrice e Eugenie] são duas raparigas que lutam muito pelas suas carreiras (…). São um bom exemplo do quão importante é uma boa educação e sentido de responsabilidade. Portanto foquemo-nos mais nestas coisas e menos nas histórias da imprensa cor-de-rosa”, disse Ferguson à margem de um evento solidário da Teenage Cancer Trust, organização da qual as filhas são embaixadoras.

O príncipe Harry e a mulher, Kate Middleton, com o Duque de York

O comunicado de André acabou pode ter tido o efeito contrário ao que o próprio desejou, afirmam alguns observadores da família real britânica, que normalmente se remete ao silêncio no que toca a notícias que a envolve. Ter publicado uma justificação, apontam, apenas acentua “a frustração” que sente pelo facto de não fazer parte do “calendário da casa real” e poro irmão Carlos, juntamente com o filho William e a nora Kate Middleton, terem um papel público de destaque.


Leia também os artigos:
Os empregos fantásticos que poucos conhecem
Não case com um homem com estas atitudes
Não ofereça estes presentes de Natal a ninguém!