António Costa saúda qualificação da seleção feminina de futebol para o Europeu

selecao-feminina

O primeiro-ministro, António Costa, saudou na terça-feira a seleção portuguesa de futebol feminina por ter alcançado a primeira qualificação para o campeonato europeu, destacando que as atletas nacionais “estão a fazer história”.

“Parabéns às atletas e equipa técnica pelo apuramento para o Europeu de futebol feminino. Estão a fazer história”, refere António Costa numa mensagem divulgada no Twitter.


Leia também o artigo: “Ainda há preconceito mas o futebol feminino tem evoluído”


Portugal qualificou-se pela primeira vez para o Europeu feminino, ao empatar 1-1 na Roménia, após prolongamento, em encontro da segunda mão do play-off, valendo-lhe o golo marcado fora para completar o lote de 16 equipas que vão estar na Holanda entre 16 de julho e 06 de agosto.

Depois do empate a zero em Lisboa, a formação comandada por Francisco Neto adiantou-se em Cluj nos descontos da primeira parte do tempo extra, aos 105+1 minutos, por Andreia Norton, com Laura Rus a restabelecer a igualdade, aos 111.

Joaquim Evangelista realça momento histórico do futebol feminino

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) congratulou-se na terça-feira com o apuramento da seleção portuguesa feminina para a fase final Euro2017 através de uma mensagem do presidente do organismo, Joaquim Evangelista.

“O futebol feminino, sobretudo as jogadoras, começam a ser reconhecidos e a obter resultados. Este é um momento histórico para o futebol feminino. O Sindicato, a par da Federação, orgulha-se de ser um dos seus promotores. O caminho é longo e difícil mas estamos a percorrê-lo”, pode ler-se na mensagem de Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, enviada aos órgãos de comunicação social.

Evangelista fez, ainda, um apelo aos clubes para que redobrem a aposta no futebol feminino: “As jogadoras e o futebol feminino merecem. A toda a comitiva, jogadoras, selecionador nacional e restante equipa técnica, o meu obrigado e um abraço do tamanho do vosso futebol”.

Quem também endereçou os parabéns pelo feito da seleção foi a embaixadora do SJPF para o futebol feminino, a ex-futebolista Carla Couto, que se mostrou “orgulhosa e felicíssima” pelo apuramento de Portugal para a fase final do Euro2017, “um momento pelo qual há muito esperava”.

“Foi um trabalho longo, de muitos anos, de muito sacrifício, com pequenos passos, mas que, com o apoio da Federação, dos clubes, dos adeptos e a qualidade de cada uma das jogadoras deu resultados. A partir daqui tudo será diferente para o futebol feminino. Parabéns e obrigado”, rematou Carla Couto, a mais internacional jogadora lusa de sempre, que envergou a ‘camisola das quinas’ por 145 vezes.

Ministro da Educação diz que a seleção feminina “está onde merece”

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, felicitaram também a seleção portuguesa de futebol feminino pelo apuramento para Europeu, afirmando que a equipa “está onde merece”.

“Trata-se de uma conquista inédita que orgulha os portugueses e que mostra como o trabalho e o empenho de todas as jogadoras dão frutos. Depois de um trajeto combativo e de um jogo muito disputado, a equipa nacional está onde merece estar”, lê-se na nota governamental.

Governo exprime “forte regozijo” com apuramento para Europeu feminino de futebol

O governo exprimiu na terça-feira o seu “forte regozijo” com a qualificação da seleção portuguesa feminina de futebol para o campeonato europeu, que acontece pela primeira vez na sua história.

“A qualificação da seleção nacional A feminina para o Campeonato da Europa – Holanda 2017 constitui motivo de forte regozijo e celebração”, pode ler-se em mensagem assinada pelo ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

Eduardo Cabrita felicitou ainda as jogadoras pelo “esforço e persistência” que demonstraram “na afirmação da sua competência num universo predominantemente masculino”, saudando também a Federação Portuguesa de Futebol e o selecionador, Francisco Neto.

“Desejo os maiores sucessos à equipa na representação de Portugal. Esperamos, todos e todas, que em 2017 seja a vossa vez. Contarão com todo o nosso apoio”, pode ainda ler-se.

Presidente da FPF destaca “espírito fantástico de conquista” da seleção feminina

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, destacou o “espírito fantástico de conquista” que a seleção feminina demonstrou, no dia em que se qualificou pela primeira vez na sua história para o campeonato europeu.

“Acho que é o resultado do excelente trabalho que temos vindo a realizar. Objetivamente, em termos de resultado, não há dúvida nenhuma que estamos numa linha ascensional na qualidade das nossas atletas. Mostraram ter uma espirito fantástico de conquista, não só com a Roménia, mas também na fase de qualificação”, afirmou Fernando Gomes, em declarações ao site oficial da FPF.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Portugal pela primeira vez na fase final do Europe…