Aprenda a chegar ao coração das crianças

A falta de manuais sobre as experiências emocionais das crianças levou a editora Oficina do Livro a convidar o psicoterapeuta Miguel Mealha Estrada a reunir os seus vários artigos numa só obra. Assim nasceu ‘Um Mapa para chegar ao Coração da Criança’. Um objetivo que, segundo o especialista, é mais difícil nuns casos do que noutros.

“Existem crianças que são mais fáceis de serem compreendidas e outras que exigem mais de nós, que nos obrigam a fazer uma reflexão da nossa própria existência para então poderem ser compreendidas. Tanto a criança como o adulto são influenciados pelo contexto de complexidades que cada um leva para a relação”, contou ao Delas.pt Miguel Mealha Estrada.


Leia também o artigo: Criminosos usam Pokémon Go para atrair crianças


No livro, o psicoterapeuta explica o quão importante é chegar-se ao coração da criança para que ela se sinta emocionalmente compreendida. Só assim irá “confiar, mudar, crescer e viver”.

O que se passa na cabeça de uma criança enquanto cresce?
Entre os 8 e os 10 anos ainda predomina na criança o vínculo com a mãe, a necessidade de proteção e segurança. Depois, na passagem à adolescência, a ligação à família deixa de ser tão intensa. O jovem passa a querer “ir em busca do desconhecido, traçando o seu próprio caminho, escrevendo a sua própria aventura”.

“É emblemático da aventura que cada jovem tem necessidade de percorrer, enfrentando os perigos das florestas da vida. Portanto, o primeiro é de união e estabelecimento de vínculos e o segundo de afirmação de individualidade e de expansão para o mundo exterior”, explicou o psicoterapeuta.

Imagens que mostram o coração das crianças
Muitas das crianças com que Miguel Mealha Estrada lida são vítimas de violência doméstica, abuso sexual ou depressivas. A cada consulta, e através de brincadeiras, o psicoterapeuta tenta chegar aos seus corações. Às vezes são elas que o surpreendem e acabam por lhe tocar no coração.

“Existem vários episódios, mas um que me venha à cabeça passou-se já há alguns anos num hospital, com uma criança que na altura tinha 6 anos, era vítima de abuso sexual, a mãe tinha-se suicidado, que eu acompanhava semanalmente, pegava num estetoscópio e me auscultava o coração. Houve uma vez que lhe perguntei diretamente porque o fazia e ele disse- me: ‘Se tu também morreres eu vou desaparecer’. Esse nunca mais me esqueci”, recordou o especialista.

Na galeria de imagens acima pode ver alguns dos desenhos ou brincadeiras feitos pelas crianças consultadas por Miguel Mealha Estrada. “Por detrás delas há histórias de vida, heranças passadas e sinais das expectativas que as crianças que as fizeram têm quanto ao futuro. Estes desenhos são projeções simbólicas daquilo que sentem, temem, pensam e esperam”, pode ler-se no livro do psicoterapeuta.

Ficha técnica do livro:

Um Mapa para chegar ao Coração da Criança

‘Um Mapa para chegar ao Coração da Criança’, Miguel Mealha Estrada, Oficina do Livro, €14,90

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Teoria matemática diz-lhe qual a idade certa para…