Aprenda a descodificar o choro dos bebés

O pânico instala-se em muitas casas quando os bebés começam a chorar. Os pais não sabem se os recém-nascidos estão com fome, a queixar-se de dores ou simplesmente com sono. Para ajudar a compreender melhor os mais pequenos, a terapeuta da fala Joana Rombert lançou o livro A Linguagem Mágica dos Bebés.

“O choro, assim que o bebé nasce, é das poucas formas que tem de comunicar. Não tem mal um bebé chorar e quanto mais chorar, mais ele nos quer transmitir que alguma coisa não está bem com ele e que precisa de ajuda. Mas o choro não é sempre uma coisa negativa, é a única forma de linguagem do bebé naquele momento”, explica Joana Rombert.

É assim desde sempre e, apesar de não ser fácil compreender os bebés, sempre se conseguiu educá-los e fazer com que cresçam saudáveis e em segurança. Ainda assim, a especialista sentiu necessidade de escrever este livro.

“Os pais dos nossos dias querem cada vez mais estar bem informados e as vidas stressantes que têm fazem com que sintam necessidade de compreender melhor e saber mais sobre os filhos”, sublinha ao Delas.pt a terapeuta da fala.

Se costuma “falar à bebé” sempre que tem um por perto, não se preocupe. Deve continuar a fazê-lo. É uma boa forma de comunicar com as crianças com pouco tempo de vida.

“Devemos fazer essa voz, que se chama maternalês. É uma coisa que até os pais fazem, falam em tom agudo com os bebés. Quando nascem, os bebés estão tão habituados a ouvir essa voz mais aguda, mais melodiosa, que vão tomar atenção às vozes mais agudas, mais semelhantes à da mãe”, acrescenta a especialista.

Na galeria de imagens acima mostramos-lhe, segundo o livro A Linguagem dos Bebés, como melhor compreender o choro dos recém-nascidos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Contra a violência e o bullying assinala-se o dia…