Agenda: aprender a ser japonesa em março

No terceiro dia do terceiro mês lunar, a 3 de março, celebra-se o Hinamatsuri ou Festival das Bonecas, data em que, num ritual de purificação, os japoneses transferiam as suas impurezas para as bonecas que eram largadas no rio ou no mar. No Museu do Oriente, a data é assinalada com uma oficina que ensina a fazer bonecas japonesas em origami, explorando a tradição do Hinamatsuri. Mas este é só o começo do mês mais japonês do Museu do Oriente, em Lisboa.

Dia 8 de março, o workshop tem por objetivo construir uma pulseira a partir de oito fios. Kumihimo é a técnica de entrançar cordões que atravessa a história do Japão, usada inclusivamente nas armaduras dos samurais, tal a resistência e durabilidade dos cordões. A partir de um tear circular de trinta e dois dentes, é possível obter cordas de diferentes espessuras, formatos e padrões, variando o número de fios e o modo de os conjugar.

No sábado, 12 de março, Alinhavos para Bordar – Sashiko Circular explora a técnica de bordado com ponto simples e a sua aplicação decorativa, desta feita com um motivo circular. Aquilo que começou como uma necessidade para enfrentar os rigorosos invernos japoneses, cosendo tecidos sobrepostos, tornou-se uma preferência estética e, atualmente, os moyozashi ou padrões encontram inspiração em todo o lado.

No sábado, 19 de março, voltamo-nos para a encadernação, numa sessão em torno do yotsumi toji, técnica ancestral de ponto à vista que vamos aplicar na produção de cadernos, livros e álbuns. Ainda no sábado, o workshop Máscaras em Origami, desafia a recriar, a partir de uma folha de papel, máscaras do teatro Noh, figuras lendárias e mitológicas, animais e demónios do folclore japonês como o Tengu, misto de ave e ser humano.

 

Museu do Oriente

Avenida Brasília, Lisboa

Tel.: 213 585 200

O público-alvo destas oficinas são pessoas maiores de 16 anos, tendo um custo de €20 cada, com exceção do workshop de dia 19 que custa €30.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

10 países mais baratos para viajar