Árvore de Natal? Não, árvore de todo o ano

árvore de Natal
A mesma árvore de Natal, de Carnaval, de Halloween e de Páscoa

Lembra-se daquela pontinha de angústia que sentia na infância quando a seguir aos Reis via a querida árvore de Natal ser posta na rua? Se quiser não tem que ser assim, e pode continuar a tê-la, pelo menos até ao Natal seguinte.

E numa feliz confluência de intenções, uma árvore de todo o ano salvará da serra tantas mais árvores quantas as pessoas que aderirem a esta espécie de movimento ecologista.


Leia também o artigo: Guia completo do que vestir nos jantares de Natal


Se comprou já uma árvore cortada este artigo não é para si; por muito que se acredite no Pai Natal ou no Menino Jesus não há forma de fazer crescer raízes num coto.

Compre num horto uma árvore ao seu gosto, seja cedro, cipreste ou abeto, desde que envasada e ainda dona das suas raízes. Verifique se está hidratada, sem pontas ressequidas nem demasiados galhos quebradiços; é normal que tenha alguns, as árvores não gostam de mudar de sítio e ressentem-se destas coisas em alturas como esta, em que são traficadas de um lado para o outro.

Como em tudo na vida a receita para manter a sua árvore viva no durante e no pós-Natal requer sensibilidade e bom senso. Estas não são criaturas de interior por isso tenha-as dentro de portas o tempo indispensável apenas, durante a quadra, e nunca perto de uma fonte de calor, como lareiras, aquecedores ou salamandras.

Pelo mesmo motivo, não exagere na quantidade de luzinhas com que a vai decorar, e desligue-as quando não forem necessárias.

Mantenha o solo húmido e coberto com alguma casca de pinheiro para reduzir a secagem da terra. No fim das festas, a árvore pode passar para a varanda, para o pátio ou para o jardim, até ao próximo Natal, altura em que será novamente convocada para trabalhar enfeitada. Sendo uma árvore, é expectável que cresça ao longo do ano: talvez seja necessário mudá-la para um vaso maior, se as raízes não tiverem por onde esticar. Lembre-se, tudo pode crescer dentro de um vaso, desde que o tamanho deste acompanhe a pujança da planta e das respetivas raízes.

Se desejar, a árvore de Natal pode também ser a de Carnaval, de Halloween ou da Páscoa, tudo depende daquilo que lhe vestir.

Como em tudo, também aqui sai mais caro ser correto e consciencioso: qualquer árvore de Natal envasada custa mais dinheiro que a sua variante plástica. Na pesquisa que fizemos concluímos que a oferta mais em conta se pode encontrar na Viplant, onde um Abetus Normandiana com cerca de 150 cm custa €40. O preço vai subindo conforme sobe também a altura da árvore, e um abeto com 2 metros custará €70. Se fizer parte dos seus planos adotá-la em permanência, prefira uma planta mais pequena e jovem, pois esta terá mais facilidade em adaptar-se ao seu espaço e nele vingar.

Mais uma árvore no mundo não é uma árvore a mais; a sua varanda ou o seu jardim e todo o planeta agradecem e aplaudem, de pé, como as árvores.