Até a maquilhagem tem prazo!

Todos temos a sombra verde ou azul fluorescente que nos acompanha desde o verão mágico em que só nos deitávamos depois das 6h da manhã ou o iluminador que nos salvava no dia a seguir e enganávamos os colegas com o ar mais fresco do mundo. Sim, para alguns é estranho, mas maquilhagem pode ter valor emocional. Só que como tudo na vida também tem prazo de validade. Não temos nada contra quem guarde alguns itens como peças de museu, mas não os use. Fique atenta e o que não sair da vitrine do passado atire ao lixo porque já não pode nem deve ser usado.

“A maquilhagem é uma espécie de íman para as bactérias, visto estar em contacto frequente com o ar”, explica a consultora de beleza Alexandra Lopes (www.alexandralopes.com). “Apesar dos conservantes que cada produto contém serem desenvolvidos para combater bactérias ou fungos, a sua ação é limitada e daí a necessidade de existir um prazo de validade”, acrescenta.

E é por esse motivo que praticamente todos os produtos indicam na embalagem até quando podem ser usados. “Devemos procurar o símbolo e observar o número que está ao lado: 6M (seis meses de validade, depois de aberto), 12M (doze meses, depois de aberto), alerta a consultora.

Se usar a maquilhagem ultrapassadas as datas aconselhadas, corre o risco de contrair infeções, alergias, inflamações ou irritações graves, pelo que a consultora deixa algumas dicas para prolongar a boa qualidade dos seus produtos:

  • Mantenha a sua maquilhagem guardada num local fresco e seco;
  • Após usar os produtos, mantenha-os sempre bem fechados;
  • Nunca os guarde na casa de banho, pois é um ambiente com bastante humidade;
  • Evite partilhar a sua maquilhagem.

Por outro lado, se algum produto apresentar alterações de cor, cheiro ou textura, não o utilize e deite-o imediatamente fora. Uma nota útil: sempre que adquirir maquilhagem, tome nota da data de compra. Desta forma, evitará muitos males desnecessários!

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Os cuidados de beleza que deve ter no outono