Ativista grega Lora Pappa recebe prémio Norte-Sul

Lora Pappa na cerimónia de entrega do XXI Prémio Norte-Sul, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia Ferro Rodrigues (António Cotrim/LUSA)

A ativista grega Lora Pappa recebeu, esta quinta-feira, na Assembleia da República, o prémio Norte-Sul 2015.

A fundadora da organização não-governamental METAdrasi foi distinguida pelo seu “trabalho no apoio e encaminhamento de migrantes e refugiados, sobretudo aos grupos mais vulneráveis como as crianças e menores não acompanhados”, refere o Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa, com sede em Lisboa,

A METAdrasi existe há cinco anos e já apoiou mais de três mil crianças e 250 mil migrantes e refugiados. Segundo Lora Pappa, esta organização resulta da solidariedade de milhares de gregos para com os refugiados e é esse trabalho que é agora reconhecido e recompensado.

Por isso, quando soube, em janeiro deste ano, que era uma das personalidades distinguidas pelo Norte-Sul 2015, a ativista dedicou o prémio a várias entidades. De agentes locais da polícia e dos portos marítimos a médicos e enfermeiros, passando por outras ONG, são muitos os que têm colaborado regularmente com a METAdrasi e que Pappa quis incluir nesta distinção.

O prémio, que foi entregue esta manhã pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu também o antigo presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, “pelo seu contributo para o reforço democrático em África e o seu envolvimento na procura da resolução pacífica de conflitos em diferentes zonas do continente”.

Já na 21ª edição, o Norte-Sul já distinguiu, entre outros, o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz, Kofi Annan, os antigos Presidentes portugueses Mário Soares e Jorge Sampaio, o antigo Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, o cantor irlandês Bob Geldoff, a rainha Rânia da Jordânia, a política francesa Simone Weil, a primeira mulher presidente da Irlanda Mary Robinson, a moçambicana Graça Machel e a jornalista tunisina Souhayr Belhassen.

Imagem de destaque: António Cotrim/Lusa

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

O que fazer se lhe exigirem cópia do Cartão de C…