Suécia: Quem é a mulher que batizou o príncipe Oscar?

Antje Jackelén, arquiepiscopisa da igreja luterana da Suécia, foi a mulher que, esta sexta-feira, ministrou o sacramento do batismo ao príncipe Oscar, filho da princesa Victoria e terceiro na linha de sucessão ao trono daquele país nórdico.

A chefe máxima da Igreja da Suécia (de denominação luterana, ramo do cristianismo que admite a ordenação feminina) é não só a primeira mulher a ocupar o primeiro lugar da hierarquia da Igreja sueca mas também a primeira religiosa de origem estrangeira (Jackelén é alemã) a ser ordenada arquiepiscopisa naquele país desde o século XII.

Nascido a dois de março, Oscar, o segundo filho dos príncipes Victoria e Daniel, foi batizado na capela do palácio real, em Estocolmo, na presença da familiares e de várias figuras da realeza europeia. Aquele que é o terceiro na linha de sucessão ao trono sueco (depois da mãe e da irmã, Estelle, de quatro anos) tem, agora, cinco padrinhos: o príncipe Frederik da Dinamarca, a princesa Mette-Marit da Noruega (mulher do príncipe herdeiro Haakon), a princesa Madalena da Suécia (sua tia) e também Oscar Magnuson (amigo de longa data da família real sueca) e Hans Åström (amigo do príncipe Daniel).

O batizado do príncipe Oscar foi um momento de reunião de (quase) toda a família real sueca: além dos reis, Carl XVI Gustav e Sílvia, a princesa Madalena e o marido, Christopher O’Neill compareceram com os dois filhos, Leonore, de dois anos e Nicolas, de 11 meses. O príncipe Carl Philip e a mulher, Sofia, também marcaram presença mas sem o filho, Alexander, nascido há um mês e meio.

Um pormenor histórico: as roupas usadas pelo príncipe Oscar têm 110 anos. O vestido de batizado foi estreado pelo príncipe Gustav Adolf em 1906. A indumentária tem, desde então, passado de geração em geração, tendo sido a mesma usada pelo rei Carl XVI Gustav, pelos seus três filhos, Victoria, Madalena e Carl Philip e também pelos mais novos elementos da família real sueca que já foram batizados (Estelle, Leonore e Nicolas).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Envelhecer não é “assim tão assustador…