BBC usa animais-robô para desvendar segredos da vida selvagem

Imagine ter acesso à perspetiva de um crocodilo bebé que é transportado na boca da sua mãe. Ou a um jovem lobo que tenta ser aceite numa alcateia. Quem sabe, até, a um chimpanzé que adota um felino como seu companheiro de estimação. Cenas íntimas da vida selvagem, como estas, nunca antes foram capturadas em câmara.

Agora, tudo muda com o novo documentário ‘Spy in the Wild’, da BBC, que criou animais-robô para se infiltrarem nos habitats de várias espécies reais e, com ajuda de mini-câmaras, filmar os seus comportamentos e interações mais íntimos.

Os robôs foram desenhados não só para capturar imagens, mas para interagirem com os animais. Garante o produtor executivo do documentário, John Downer, que teremos acesso a imagens impressionantes que evidenciam sentimentos como dor, luto, mas também amizade e empatia entre espécies.

“Começámos a criar uma ligação entre o espião e o animal, algo nunca antes visto. Por isso, as coisas foram-se desenvolvendo de formas inesperadas”, contou o responsável.

O primeiro episódio tem “amor” como tema central. Numa cena filmada com um robô-macaco, imóvel, vemos um grupo da mesma espécie a rodeá-lo, como se fosse um bebé morto, e a abraçar-se coletivamente como se estivesse de luto. Noutras emissões, entraremos ainda na pele de um cão de pradaria, que filmará de perto o hábito que essa espécie tem de trocar “beijos” – com o nariz – entre si.

Cada uma das criaturas robóticas – 30 no total – foi desenvolvida durante cerca de nove meses por uma equipa de especialistas – programadores e artistas de 3D. Embora Downer não tenha revelado o custo total da operação, admitiu apenas que foi “bastante cara”.

Segundo ele, este programa vem ainda dar força, ou quase provar a teoria de que os animais partilham emoções humanas. “Não é possível passarmos tempo com os animais sem nos apercebermos de que muito do que eles fazem, fazem-no como nós. É inevitável. Nós também somos animais, por que é que fazemos essa distinção?”.

‘Spy in the Wild’ começará a ser transmitido na BBC One a 12 de janeiro.