Beijar é o melhor truque de beleza

Trocar uns beijinhos é uma das formas de conseguir manter a pele labial hidratada e sã, quem o diz é a dermatologista Yael Adler. Mas se não é muito beijoqueira, não se preocupe porque um bom bálsamo vai hidratar os seus lábios e deixá-los bonitos todo o verão.

Sempre expostos às agressões do meio ambiente, os lábios necessitam de cuidados especiais, sobretudo porque “secam depressa, não possuem glândulas sebáceas próprias”, explica a especialista Yael Adler, no livro O Fascinante Mundo da Pele.

links_benficaNo verão, os raios solares, a poluição e, por vezes, o pouco consumo de líquidos, contribuem para que a epiderme labial resseque. Rapidamente, podem surgir pequenas peles que tendemos a puxar, acabando por provocar pequenas peladas. Pior ainda é o aparecimento de fendas, que podem resultar em feridas.

Para que tal não aconteça há que saber quais as melhores soluções. “O beijo é um método excelente para se espalhar o sebo pelos lábios”, o que permite mantê-los hidratados e não só. “Quando beijamos, o sebo é trazido da região em redor dos lábios para a mucosa vermelha, a circulação nos lábios é estimulada e melhorada e também o sistema imunitário é reforçado. Em suma, beijar é a melhor maneira de cuidar dos lábios!”, diz a dermatologista.

Apesar de todos os benefícios de um bom beijinho, pode sempre apostar nos bálsamos labiais.

A oferta no mercado é muita, assim como os ingredientes que compõem os produtos. Alguns deles, sobretudo os que contêm óleos minerais, acabam por formar uma espécie de “película de plástico” sobre a boca. Esta fina camada de bálsamo dá-nos a sensação de suavidade, no entanto cria uma barreira que não permite que a pele labial respire, como explica a dermatologista: “o problema é que a humidade que sai da pele dos lábios deixa de conseguir evaporar (…) Essa retenção da humidade leva a que a gordura protetora, produzida pelo próprio corpo, acabe por ser removida da pele, ficando esta ainda mais seca”.

A glicerina é outro dos componentes que, quando utilizada em excesso, pode criar este tipo de barreiras. Mas se for doseada da forma certa, é um excelente bálsamo de lábios.

Segundo a especialista Yael Adler “um protetor labial normal não é, pois, uma solução adequada. Recomendaria, em vez disso, uma pomada feita a partir de gorduras vegetais, semelhantes às da pele, tais como a manteiga de carité ou de cacau, e ainda cera de abelhas e lanolina; poderá também conter mel puro”.


Conheça também as regras para se maquilhar no verão.

Veja ainda o ritual de beleza para um bronzeado mais rápido.


Procurar produtos que incluem estes ingredientes na sua composição é essencial. Tenha atenção aos rótulos e, sempre que necessário, fale com alguém da loja para tirar dúvidas, mas não se preocupe porque são muitos os produtos com estas características, e pode encontrar alguns na nossa galeria.

Saiba ainda que não tem de se restringir a bálsamos transparentes, pois existem batons coloridos que têm na sua composição os ingredientes recomendados. Deste modo, pode dar cor aos lábios enquanto trata deles. Nos dias em que o sol é mais forte, o ideal é ter ainda em conta os que têm proteção UV.

Percorra a nossa galeria acima e conheça alguns produtos que integram manteiga de carité, cacau, mel ou lanolina na sua composição.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Zöe Kravitz é a nova embaixadora da Yves Saint L…