Bronzeada todo o ano, mesmo antes de ir de férias

É verão e por esta altura já muitas de nós apresentamos uma pele bronzeada e iluminada, ou se calhar não. Se ainda não foi de férias ou se já foi e o bronze começa agora a desvanecer, recorrer aos autobronzeadores é a melhor forma de afastar a pele branca em poucos minutos e sem ter de ir a banhos de sol.

Estes produtos disfarçam a pele clara, dando-lhe um tom mais acastanhado, como se a epiderme tivesse estado exposta aos raios solares. Tal é possível porque “os autobronzeadores são constituídos por moléculas químicas cujo único efeito é o de oxidar a camada córnea da pele, a mais superficial, conferindo-lhe uma cor acastanhada que imita o bronzeado”, explica a dermatologista Pucci Romano, no livro À Flor da Pele.

O elemento chave dos auto bronzeadores modernos é a dihidroxiacetona, uma substância não tóxica que através de uma reação química se liga aos aminoácidos do estrato córneo da epiderme provocando na pele um efeito bronzeado, como explica o livro “O fascinante mundo da pele”. Apesar deste elemento comum encontramos autobronzeadores com várias texturas. Uns em gel, outros em óleo, mousse, sérum, creme, spray ou até em toalhetes. A oferta é mais que muita e alguns deles têm ainda a particularidade de serem produtos concentrados, permitindo um bronzeado mais rápido.

Como aplicar autobronzeador

Depois de escolhido o produto, é preciso ter alguma atenção ao processo de aplicação, pois existem alguns cuidados a ter no antes, no durante e até no depois.

Primeiro que tudo certifique-se de que a pele está hidratada. Assim não corre o risco de esta escamar depois de aplicar o autobronzeador. Se necessário proceda a uma esfoliação alguns dias antes e coloque um produto hidratante que ajude a regenerar a estrutura celular da epiderme.

Quanto à aplicação, deve ser feita sobre pele seca e de baixo para cima. Deste modo evita ficar com vincos na barriga, por ter que se debruçar para aplicar o produto na parte inferior do corpo. Coloque primeiro nos pés e nas pernas e venha subindo. Tenha atenção a zonas onde a pele dobra, como joelhos e cotovelos, para que não acabe com essas áreas demasiado escuras.

Não se esqueça de colocar no pescoço, nas costas, nas orelhas e atrás destas. Se utilizar luvas durante a aplicação – existem produtos que recomendam –lembre-se de aplicar também nas mãos, caso contrário lave as mãos para retirar o excesso de produto e se necessário aplique depois o necessário para ficar equilibrado. No rosto, é melhor optar por um produto facial que autobronzeie ou recorrer a uma base mais escura e que combine com o autobronzeador de corpo.

Após toda a aplicação, espere sempre alguns minutos antes de se vestir para que o produto se agarre à pele e seque por completo. Assim evita acabar com a roupa tingida.

Por fim, lembre-se que os autobronzeadores agem apenas à superfície da epiderme, não atuando em profundidade. Por isso, “se não se repetir a aplicação do produto, perde-se [a cor] em poucos dias”, indica a Pucci Romano, dermatologista.

Conheça alguns dos autobronzeadores que prometem deixar-lhe a pele bronzeada e iluminada, percorrendo a galeria de imagens disponível a cima.

 


Conheça também o segredo para uma pele e bronze invejáveis.

Veja ainda dez dicas para ter unhas impecáveis este verão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A linha maquilhagem de Rihanna já tem data de lan…