Subir

O cabelo oleoso não é fatal como o destino. Veja aqui a solução

Acordar com o cabelo oleoso e não ter tempo para o lavar antes de sair de casa é um filme no qual todas nós já fomos protagonistas. Mas existem alguns truques que nos podem ajudar a disfarçar o facto de os nossos cabelos terem acordado num dia não.

Usar champô seco é um dos segredos. Este produto promete deixar o cabelo livre da oleosidade e dar-lhe algum volume, sem que para isso tenha que passar a cabeça por água. É só aplicar na raiz, escovar ou massajar com a ponta dos dedos e está pronto. Quase igual é o efeito do pó de talco, bastante utilizado pelas nossas mães e avós para fazer o meso efeito. No entanto, o uso em excesso de champô seco tende a causar irritação no couro cabeludo, daí ser necessário ter alguma atenção.

Caso não tenha estes produtos à mão, pode sempre fazer um penteado que esconda a olesidade e limite a sua propagação. Uma trança embutida ou um apanhado (rabo de cavalo ou coque por exemplo) ajudam a esconder a oleosidade capilar. Outra opção, no caso de ter o cabelo liso, é fazer algumas ondas no comprimento, pois estas vão fazer com que o aspeto pesado da raiz passe despercebido. Também os acessórios de cabelo são uma ótima solução. Nesta altura do ano coloque um chapéu, um lenço ou uma bandolete.

Caso tenha apenas uma zona mais oleosa, como a franja ou as laterais junto ao rosto, pode optar por uma lavagem expresso nessa zona e secar rapidamente. Secar o cabelo é uma ótima forma de o manter bonito, por mais tempo, por isso sempre que o lavar deve secá-lo, pois poeiras e outras sujidades agarram-se mais facilmente ao cabelo molhado.

Além destes truques é importante que tenha ainda atenção à regra número um: resistir à tentação de pentear o cabelo quando ele estiver oleoso. Este simples ato faz com que a oleosidade capilar se espalhe, passando da raiz para todo o cabelo.

Embora possa ter estes truques todas na manga, convém combater o cabelo oleoso antes deste surgir. Para isso, prefira a água morna para lavar os fios de cabelo e enxague-o com água fria, pois esta ajuda a fechar os poros o que diminui a oleosidade. A lavagem deve ainda ser em dias alternados (dia sim, dia não) e não diária, porque quanto mais lavar os fios capilares, mais óleo eles vão produzir naturalmente. Não mexa demasiado no cabelo, nem o escove muitas vezes ao dia, pois também estes atos aumentam a oleosidade capilar.

Florbela Lourenço