Cadeira de J. K. Rowling para escrever Harry Potter vendida por 350 mil euros

Cadeira de J. K. Rowling para escrever Harry Potter vendida por 350 mil euros

A cadeira onde se sentou a escritora J. K. Rowling para escrever os dois primeiros livros da saga Harry Potter – “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” – foi vendida por 350 mil euros.

O leilão decorreu em Nova Iorque, EUA, na quinta-feira, pela Heritage Auctions. A compra foi feita por um colecionador anónimo, mas o vendedor, Gerald Gray, afirmou que vai doar 10% dos 350 mil euros à instituição de solidariedade de J. K. Rowling, a Lumos. O valor de venda, segundo Gray, excedeu as expectativas.

J. K. Rowling pintou na cadeira a frase “posso não ser bonita, mas não me julguem pela aparência”. Já nas costas, está uma inscrição onde se pode ler: “Eu escrevi o Harry Potter sentada nesta cadeira.”

A acompanhar a peça de mobiliário, o comprador recebeu também uma carta assinada pela escritora: “Caro novo dono da minha cadeira, deram-me quatro cadeiras desirmanadas em 1995 e esta é a mais confortável de todas. Por isso, ficou colocada permanentemente em frente à minha máquina de escrever, apoiando-me enquanto eu escrevia ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ e ‘Harry Potter e a Câmara dos Segredos’. O meu lado mais nostálgico está triste por vê-la partir, mas as minhas costas não. J. K. Rowling.”

Não é a primeira vez que esta cadeira é vendida em leilão. Em 2002, a própria J. K. Rowling conseguiu 18.500 euros para uma instituição de solidariedade. Já em 2009, foi vendida no eBay por 25.500 euros.

Author J.K. Rowling poses for a portrait while publicizing her adult fiction book "The Casual Vacancy" at Lincoln Center in New York October 16, 2012. REUTERS/Carlo Allegri (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT PROFILE SOCIETY PORTRAIT) - RTR398HR
Escritora J. K. Rowling (REUTERS/Carlo Allegri)

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Emma Watson: orgasmos perfeitos fazem parte das co…