Cães gostam (muito) mais dos donos do que os gatos

Cães gostam (muito) mais dos donos do que os gatos

Os cães gostam mais dos donos do que os gatos. Pelo menos esta é a conclusão a que chegou um estudo da BBC. Para sermos mais precisos, os cães são cinco vezes mais ‘amigos’ dos donos do que os felinos.

O cientistas neste estudo – que surge no âmbito do programa de documentário da BBC ‘Cats Vs. Dogs’ – mediram nos animais os níveis de oxitocina, os sinais que os prendem aos donos e o prazer do contacto com os humanos.

Foram retiradas amostras de saliva de dez gatos e dez cães antes e depois de brincarem dez minutos com os donos. E o resultado foi que os níveis de oxitocina subiram tanto nos gatos como nos cães, mas a diferença está na quantidade. Nos gatos, os valores aumentaram 12%, já nos cães chegaram aos 57%.

O neuricientista Paul Zak, que acompanhou o estudo, mostrou-se surpreendido com os elevados valores de oxitocina produzidos pelos cães. “Foi também uma agradável surpresa descobrir que os gatos produzem estes níveis de oxitocina”, disse.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Vermelhos e negros para enfrentar noite fria dos B…