Camarões fritos à italiana por Nigella Lawson

camaroes-fritos

No seu livro de receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson não ignora o quanto os italianos gostam de fritar pequenos pedaços de peixe e marisco e dá uma receita de camarões fritos à italiana. O resultado é um prato requintado, encantador e chique. Experimente!

Ingredientes (para 2 como jantar, ou para mais pessoas como entrada):
50g de farinha
1 C. chá de azeite
Aprox. 60ml de água tépida, da torneira
1 Clara
Aprox. 1,5L de óleo vegetal sem sabor, para fritar
1 Limão não encerado
15 Camarões grandes crus e descascados (aprox. 250g no total), sem humidade
4-6 Folhas pequenas de salva fresca, não das grandes e ásperas (opcional)
Pezinhos de salsa fresca

Preparação:
Bata a farinha e o azeite rapidamente numa tigela com uma vara de arames, depois comece a adicionar 60ml de água tépida, vertendo um pouco de cada vez, e bata até obter um polme macio com a consistência de natas espessas. Pode precisar de mais, ou até de menos, água para conseguir este efeito.

Numa tigela à parte, bata a clara até ficar espessa e conseguir manter a forma (pode facilmente fazê-lo à mão quando usa apenas 1 clara). Envolva a clara no polme e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Quando tiver quase terminado o tempo, aqueça o óleo numa panela pequena. Corte o limão ao meio na vertical e depois corte uma das metades em rodelas finas como wafers; corte a outra metade ao meio e coloque-a na travessa para poder espremer-se o limão por cima dos camarões (se o desejar) enquanto se come. Para verificar se o óleo está suficientemente quente, deite nele um cubo de pão e, se fritar rapidamente, está pronto – a temperatura é de 180ºC, se lhe interessa saber. Esteja sempre atento à frigideira.

Arranje outra tigela e deite nela uma pequena quantidade de polme – cerca de 3 c. sopa – e depois adicione 4 ou 5 camarões, virando com uma espátula pequena para os cobrir.

Deite cuidadosamente os camarões em polme no óleo quente, um a um, e depois retire-os com uma escumadeira logo que ganhem um tom dourado-pálido (demora menos de 1 minuto). Coloque-os imediatamente num prato com uma folha de papel absorvente.

Prossiga com o resto dos camarões, deitando um pouco de polme na tigela à parte para cobrir cada leva. Faça o mesmo com as rodelas de limão, se bem que estas demorem apenas uns segundos a fritar. Passe rapidamente as ervas pelo polme, primeiro a salva (se tiver folhas pequenas) e depois a salsa. Frite-as. Ficam estaladiças quase de imediato, portanto retire-as depressa e afaste a frigideira do lume.

Deite todos os camarões e rodelas de limão fritos numa travessa aquecida, polvilhe com ervas em polme e sirva de imediato.

Ficha técnica do livro:

nigellissima

Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson. Bertrand Editora, 22,20 euros

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Massa verde com queijo azul por Nigella Lawson