Proteção a crianças traz Angelina Jolie de volta

United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) Goodwill Ambassador Angelina Jolie interacts with an Iraqi refugee family living in Jaramana, a suburb in southern Damascus October 2, 2009.    REUTERS/S.Malkawi/UNHCR/Handout    (SYRIA ENTERTAINMENT CONFLICT IMAGES OF THE DAY) QUALITY FROM SOURCE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS - RTXP8AH

A atriz norte-americana dá a cara, numa mensagem em vídeo, pela iniciativa do Tribunal Penal Internacional (TPI) em relação à proteção aos menores de idade. Na filmagem, com cerca de 30 segundos, Angelina Jolie elogia “a inclusão da nova política de crimes cometidos contra menores, sempre que a evidência suportar uma ação legal”.

Esta é a primeira vez que a embaixadora da ONU surge debaixo das luzes dos holofotes desde o seu divórcio de Brad Pitt, em setembro passado. “Os julgamentos bem-sucedidos e o estabelecimento de precedentes legais, seja na TPI ou em qualquer outro lugar, é parte vital do nosso esforço [para melhorar as condições de vida infantis]”, diz a intérprete, de 41 anos, no vídeo.

Recorde-se que Fatou Bensouda, procuradora-geral da instituição, declarou esta semana que a investigação a crimes contra as crianças será o principal objetivo do TPI nos próximos anos. “Os crimes contra as crianças serão considerados particularmente graves e a instauração de processos será prioritária”, afirmou em entrevista à agência noticiosa espanhola EFE. A procuradora-geral referiu-se especialmente aos mais de 250 milhões de menores, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, que vivem em zonas do mundo afetadas por guerras.

“Sabemos que não estamos a proporcionar o melhor às nossas crianças”, diz ainda Angelina Jolie, que é mãe de crianças – Maddox, de 14 anos, Zahara, de 11, Shiloh, de 10, Pax, de 12, e os gémeos Vivienne e Knox, de 8 -, fruto da sua relação com Pitt.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Crianças da família real brilham no Dia Nacional…