Catarina Furtado critica “título machista” de revista

Catarina Furtado é casada com João Reis há 11 anos
(Gonçalo Villaverde / Global Imagens)

Catarina Furtado manifestou o seu desagrado relativamente à capa de uma revista semanal, na qual surge ao lado de Cristina Ferreira e Fátima Lopes, e que tem como título “Os homens que as fazem ter sucesso”. “Acredito mesmo que terá sido escrito com a melhor das intenções. Sublinha o sucesso profissional de três mulheres da televisão portuguesa, no entanto, perpetua uma ideia enraizada que desvaloriza a mulher. É um título machista, que não corresponde à verdade, que não ajuda (antes pelo contrário) a construir uma sociedade de efetiva igualdade de género”, realçou.

A apresentadora do programa ‘The Voice Portugal’, exibido aos domingos na RTP1, até deixou uma sugestão à revista. “Bastava à ‘Nova Gente’ ter escrito qualquer coisa como: ‘Os homens que estão ao lado destas mulheres’. Ao lado de uma grande mulher poderá haver um grande homem”.

Casada com o ator João Reis há 11 anos, com quem tem dois filhos, Maria Beatriz, dez anos, e João Maria, nove, Catarina Furtado fez questão de realçar que tanto ela como o marido são ambos “grandes”. “Com seriedade, espírito de equipa e com consciência clara de que para uma mulher ainda tudo é muito mais difícil e desigual. Eles não nos fazem ter sucesso! Nós trabalhamos para o conquistar”, sustentou, acrescentando que revistas como a ‘Nova Gente’ têm uma grande “responsabilidade” em “‘educar’ para a igualdade”.

O título escolhido pela revista também mereceu um comentário por parte da plataforma feminista Capazes. “A revista ‘Nova Gente’ acredita que o sucesso destas três profissionais de televisão se deve… a homens. São ‘os homens que as fazem ter sucesso’. Esqueçam as competências de cada uma, a capacidade de trabalho… ‘são homens, senhores !’ Alguém nesta publicação precisa urgentemente de uma atualização para o século em que vivemos”, pode ler-se na página de Facebook da Capazes.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Kate Middleton e Bob fazem sucesso em antestreia d…