Cate Blanchett, a mais recente embaixadora da ONU

Aos 46 anos e com um currículo que incluí dois Óscares, Cate Blanchett é a mais recente estrela de Hollywood a ser nomeada embaixadora da ONU para os refugiados, cargo que partilha com Angelina Jolie. As duas atrizes juntam-se a outras mulheres que através da exposição mediática têm ajudado a alertar para as crises humanitárias.

Através de um comunicado, a atriz australiana revelou estar “extremamente orgulhosa” por “iniciar esta função”. “Esta é uma altura crucial para apoiarmos os refugiados e mostrar-lhes a nossa solidariedade. Estamos a viver uma crise sem precedentes e a responsabilidade tem que ser partilhada mundialmente”, realçou.

Mãe de quatro filhos, Blanchett mostrou-se sensível para com a causa que agora abraça. “Neste momento, parece que estamos numa encruzilhada. Escolhemos ir pelo caminho da compaixão ou pelo da intolerância? Como mãe, quero que os meus filhos escolham o primeiro”.

Cate Blanchett junta-se à mulher de Brad Pitt, cujo início de carreira marcado pela rebeldia não a impediu de se tornar Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR), função que desempenha desde 2001. A atriz norte-americana, de 40 anos, tem participado em diversas ações desde então, tais como visitar campos de refugiados e centros médicos ou participar em debates e palestras.

United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) Goodwill Ambassador Angelina Jolie interacts with an Iraqi refugee family living in Jaramana, a suburb in southern Damascus October 2, 2009. REUTERS/S.Malkawi/UNHCR/Handout (SYRIA ENTERTAINMENT CONFLICT IMAGES OF THE DAY) QUALITY FROM SOURCE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS - RTXP8AH

Em 2010, por exemplo, a mulher de Brad Pitt privou com os sobreviventes do terramoto no Haiti. Na altura, Jolie afirmou que estava no local para “aprender e ouvir”.

“Dar às pessoas a habilidade de construírem um futuro próprio é fundamental neste momento. Ajuda a restaurar a esperança e a dignidade destas pessoas”, afirmou Jolie, acrescentado estar “comovida” por poder “testemunhar a generosidade” de quem se prontificar a ajudar o povo haitiano.

Também Nicole Kidman foi nomeada, em 2006, embaixadora da Boa Vontade do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), missão que assumiu para “ajudar a tornar visíveis os problemas mais urgentes”. A atriz australiana, de 48 anos, referiu ainda que desejava dar especial importância ao problema da violência contra as mulheres, “uma violação dos direitos humanos que se regista em todo o mundo”.

Actress Nicole Kidman (L) is presented with a T-shirt by Noeleen Heyzer, the executive director of the United Nations Development Fund for Women (UNIFEM), after being introduced as a Goodwill Ambassador at the United Nations in New York January 26, 2006. Kidman will work with UNIFEM, which hopes to reduce violence against women around the world. REUTERS/Chip East - RTR191JY

Quem também tem desempenhado um papel bastante vincado nesta área é a cantora colombiana Shakira. Não só é embaixadora da Boa Vontade da UNICEF desde 2003 como também criou a sua própria fundação, Pés Descalços, um programa de educação infantil que visa ajudar crianças desfavorecidas.

No mesmo ano, a veterana de Hollywood Jessica Lange também se tornou embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, concentrando-se no combate e prevenção do vírus HIV. Em 1999, a atriz Susan Sarandon ficou incumbida do mesmo papel.

Em 2014, e com apenas 24 anos na altura, Emma Watson recebeu o título de embaixadora da Boa Vontade da ONU, com especial enfoque na promoção pela igualdade de género. “Fiquei espantada com a quantidade de homens que me contactaram para me incentivarem a continuar, e para me dizerem que querem ter a certeza de que as filhas ainda vão ver um mundo onde as mulheres têm poder e igualdade, económica e politicamente”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Nova biografia acusa Camilla de separar William e …