Chef italiana lança livro com as receitas que a levaram ao sucesso

Perto da chef Chiara Ferro, de 42 anos, ninguém come pastilha elástica nem utiliza faca durante as refeições. Nas mesas do restaurante Osteria, na Madragoa, em Lisboa, as mesas são postas com facas a acompanhar os garfos, como em qualquer outro restaurante, mas só porque a italiana foi obrigada a fazê-lo.

“Obrigaram-me a usar, tive de me adaptar. Depois cada um dos clientes pedia-me e era um pesadelo ter de ir buscar facas para todos. Odeio que comam com faca. Em Itália só se usa quando há carne no prato para cortar”, desabafa ao Delas.pt Chiara Ferro.


Leia também o artigo: Receitas saudáveis de Pippa Middleton para fazer em menos de uma hora


O tempo – está em Portugal há 11 anos – já a ajudou a adaptar-se à cultura portuguesa. Não resiste à comida nacional e confessa mesmo que engordou bastante desde que trocou Itália pelo país à beira-mar plantado.

“Gosto muito da comida alentejana, das influências árabes em algumas receitas e dos enchidos. Adoro. O meu prato preferido é pezinhos de porco de coentrada. Fico louca, com a boca toda suja e pegajosa”, confessa a chef.

É com toda esta franqueza e simplicidade que a italiana recebe os clientes no ‘Osteria’ (tasca, em português). O restaurante é pequeno e pouco confortável, tal como a proprietária o idealizou. “É uma tasca. Não venham aqui a pensar que vão estar com mesas de dois metros”, avisa. Mas a comida deliciosa e a simpatia de quem nos recebe vão certamente conquistá-la.

chiara-ferro
Chiara Ferro

O sucesso do restaurante deu origem a um livro, o ‘Al Dente: 61 receitas de massa para todos os dias’. Um dia que chama a atenção sobretudo pela simplicidade das receitas, ideais para fazer no dia-a-dia.

“São poucas as receitas em que se demora mais de meia-hora. Quero que as pessoas façam massa bem, mesmo que seja só para elas comerem e não para cozinhar para os outros. Não é preciso estar quatro horas a cozinhar para fazer um bom prato, basta ter os detalhes certos”, explica Chiara Ferro.

Veja, na galeria de imagens acima, algumas das receitas que pode encontrar no livro.

“A história da cozinha é feita de mulheres e mães”

A chef italiana cozinha desde os 5 anos. Lembra-se perfeitamente do seu primeiro prato: uma fatia de pão, molhada em ovo e leite. Depois frita e coberta de açúcar. “Fiz para os meus amigos e eles gostaram tanto que tive de repetir não sei quantas vezes. Era todas as quinta-feiras, quando a minha mãe não estava em casa”, afirma.

Foi assim que a sua aventura no mundo da culinária começou e não concorda que se diga que os melhores chefs são os homens.

“Concordo que os homens têm, naturalmente, um suor nas mãos menos ácido e, por isso, conseguem mexer melhor no peixe. Um peixe feito por um homem é diferente, mas isso tem a ver com a química. A história da cozinha é feita de mulheres e mães. Numa cozinha de homens também, há mais disciplina. As mulheres são fofoqueiras. Eu adoro-as, mas é verdade”, sublinha Chiara Ferro.

Ficha técnica do livro:

al-dente

Al Dente: 61 receitas de massa para todos os dias, Chiara Ferro. Manuscrito, 15,90€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

O que nos faz tão felizes como ter um filho ou ca…