10 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos

A maternidade devia ser uma opção de cada mulher. Ser ou não ser mãe, ou qual o momento ideal para ter filhos são decisões pessoais, mas, paradoxalmente, a maternidade acaba por ser um daqueles assuntos sobre os quais os outros mais se sentem à vontade para comentar ou opinar.

Direta ou indiretamente, a questão surge, tanto pelas conversas das amigas que já foram mães, como através dos familiares que perguntam diretamente e fazem, muitas vezes todo o inquérito sobre essa matéria: Se tem ou está a pensar ter filhos, e se não tem porquê?


Leia também: Jennifer Aniston recusa rótulo de “mulher triste sem filhos”

Ter ou não ter filhos ainda é uma questão, até na política


Há ainda aqueles casos em que a pergunta passa por cima do alvo e vai diretamente para os potenciais avós. “Já tem netinhos?”, perguntado na presença de quem supostamente os deveria “providenciar”, é uma das últimas coisas que uma mulher que não tem filhos quererá ouvir.

Mas há outras que, não sendo diretamente dirigidas às mulheres sem filhos, acabam por remete-las para uma categoria inferior, mesmo quando a intenção não é essa.

Escolhemos algumas, mais ou menos diretas e que se repetem frequentemente.

Veja quais são na nossa fotogaleria.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Onde levar as crianças este fim de semana