Com esta técnica os seus alimentos nunca mais se estragarão

Costuma deitar muitos alimentos fora porque não são consumidos rapidamente e acabam por estragar-se? Há uma técnica antiga que agora voltou a estar na moda por permitir conservar e até melhorar a qualidade de tudo aquilo que come. Chama-se fermentação e surgiu quando não existiam frigoríficos nem congeladores para conservar os alimentos durante muito tempo.

No Porto, há uma associação que se tem dedicado ao ensino desta técnica através de vários workshops. Hugo Dunkel, responsável pela LOCAL, revela-nos a razão de uma técnica tão antiga ter voltado a estar na moda (na galeria de imagens acima pode ficar a conhecer os benefícios da fermentação).

“A comida sempre foi central como elemento cultural porque é basilar para a nossa existência. Por um lado vivemos agora uma vaga de forte valorização da comida como cultura e socialização: abrem restaurantes novos todos os dias, concursos na televisão e cada vez mais livros editados sobre assuntos alimentares. Os alimentos fermentados são um elemento chave na reposição diária de micro-organismos benéficos ao nossos organismo e muito mais”, explica ao Delas.pt Hugo Dunkel.

Todos os alimentos podem ser fermentados. No entanto, de acordo com o especialista, os hidratos de carbono são os mais fáceis de sujeitar ao processo porque “a fermentação alimentar favorece este macronutriente”. Ainda assim, é comum encontrar legumes fermentados, fruta, cereais, carne, peixe, ovos ou laticínios como o queijo.

“Os fermentados mais conhecidos entre nós, para além dos já referidos, são o cacau, o café, chá, picles e mesmo alimentos menos comuns como o amazake, curtido, gravad lax, molho de soja e muitos mais”, revela o responsável pela LOCAL.

Esta segunda-feira às 20h00 e no dia 5 de junho à mesma hora a LOCAL vai organizar dois workshops para ensinar quem quiser assistir a fermentar os seus alimentos. O primeiro, hoje, é uma Oficina de Chucrute, e o segundo será uma Oficina de Bebidas Tónicas. Ambos decorrem no Quintal Bioshop, uma mercearia e café biológico no Porto.

Para se inscrever, só tem de contactar o Quintal Bioshop através do número 222 010 008, enviar email para o endereço mail@quintalbioshop.com ou visitar o próprio espaço.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Crianças alertadas para perigos de exposição so…