Conheça o lado secreto do terço de Joana Vasconcelos

“Suspensão” é um terço de 28 metros de altura e 540 quilogramas, da autoria da conceituada artista plástica Joana Vasconcelos. A obra de arte, colocada no topo do recinto e sobre a nova basílica da Santíssima Trindade, será inaugurada, em Fátima, a 12 de maio, pelo papa Francisco.

A peça, que estará instalada até maio de 2018, traz “uma ligação de paz, esperança, amor e tolerância entre o céu e a terra”, declarou a artista à agência Lusa.

O projeto partiu de um convite do santuário de Fátima, não sendo a primeira vez que Joana Vasconcelos se inspirou na temática de Fátima: em 2003 apresentou “Fátima Shop”, que resultou de uma viagem, acompanhando peregrinos, que realizou àquele santuário, em 2002.

Peça ‘Fátima Shop’ [Fotografia: DMF e Unidade Infinita Projectos]
Detalhe da peça ‘Fátima Shop’ [Fotografia: DMF e Unidade Infinita Projectos]
Agora, “Suspensão” é inaugurada por ocasião da visita papal a Fátima, no mesmo período em que se comemora o centenário das Aparições de Fátima e numa mesma ocasião em que serão canonizados os pastorinhos Jacinta e Francisco.


Leia mais sobre as aparições aqui

Prepara-se para a peregrinação

Recorde o filme ‘Fátima’, de João Canijo


A artista afirmou que a arte sempre se associou aos grandes momentos históricos “e um artista deve estar presente quando é chamado a representar o seu país”.

O terço “Suspensão”, iluminado, é constituído por contas numa matéria plástica ligadas entre si por ganchos de metal e com uma cruz de Vitrúvio, que “é um sinal de humanismo”, disse a artista plástica à agência Lusa.

Desenho técnico da peça “Suspensão”[DR]

Questionada sobre se era católica e acreditava em Fátima, Joana Vasconcelos declarou: “A fé está em mim na qual acredito”.

Imagem de destaque: Unidade Infinita Projetos