Conheça os melhores exercícios para grávidas e recém-mamãs

Ainda há quem defenda que as grávidas devem descansar e evitar fazer exercício físico para proteger o feto, mas a ciência já comprovou que o desporto é essencial para a saúde das futuras mães.

No livro Ginástica Pré-Mamã, a osteopata Emilie Fecteau, diretora clínica da Spinal Movement, no Canadá, mostra como os exercícios de mobilidade e flexibilidade ajudam a manter a coluna vertebral e a bacia em movimento, como os exercícios de postura e fortalecimento muscular permitem equilibrar e suster o útero em crescimento e como os exercícios respiratórios e a ligação entre a mãe e o bebé oferecem momentos especiais aos dois.


Leia também o artigo: Estilo impecável nos nove meses da gravidez


“Neste livro encontrará tudo o que é necessário para o seu bem-estar durante a gravidez, na preparação para o parto e até mesmo durante o parto. Este livro é também a ferramenta ideal para readaptar o seu corpo após o parto”, pode ler-se em Ginástica Pré-Mamã.

Quais os benefícios do exercício durante a gravidez?
Fazer exercício físico durante a gravidez permite que as grávidas adotem uma postura mais correta, tenham um sono de melhor qualidade, sofram com menos dores nas costas e na bacia, obtenham um melhor posicionamento do bebé para o parto, aumentem a autoestima e a energia, permitam uma melhor sustentação do útero e diminuam o risco de entorse nos tornozelos. Contudo, não é qualquer exercício que pode ser feito durante a gravidez.

“É importante especificar que existem certos movimentos a evitar quando se carrega um bebé. Durante a gravidez, e depois do parto, algumas hormonas promovem o relaxamento ligamentar, principalmente na área lombar e na região da bacia, o que deixa estas áreas ainda mais vulneráveis a lesões durante os movimentos incorretos”, explica a osteopata na obra.

Na galeria de imagens acima mostramos-lhe os movimentos a evitar e quais respondem com maior eficácia às necessidades do corpo ao longo da gravidez.

 

Ginástica pré-mamã

Ginástica Pré-mamã, de Emilie Fecteau. Arte Plural Edições, €16,60

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

O que acontece quando passa uma semana a comer ali…