Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas fechado há 70 anos

Passam hoje 70 anos sobre a extinção do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. O grupo foi criado em 1914, apenas quatro anos depois da implantação da República em Portugal. Encerrada em 1947 por determinação do Governo de Oliveira Salazar era, nessa época, a única organização de mulheres em exercício legal.

É para assinalar o encerramento e resgatar do esquecimento a obra desta organização que decorre esta quarta-feira o Colóquio 70 Anos Sobre a Extinção do CNMP pelo Fascismo, no Museu do Aljube em Lisboa. A palestra de João Esteves e Isabel Lousada, vai incidir sobretudo no período da presidência de Maria Lamas – os dois últimos anos da existência da organização.

Exposição sobre a obra literária feita por mulheres, iniciativa do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Ao centro, Maria Lamas, presidente do referido Conselho. Arquivo DN.

A vida da fundadora e primeira presidente da organização pode ser lida aqui:

O colóquio decorre hoje, às 18h00, no Museu do Aljube, na Rua Augusto Rosa, 42, Lisboa.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Men’s Health é Delas…